Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 14-08-2020 às 10:44

Como estudar em casa na quarentena

A maior dificuldade de estudar em casa é não ter um tutor, um orientador, um professor ou alguém estudando lado a lado. Alguns alunos podem sentir desânimo por esse motivo.

Outro ponto importante é ter disciplina e criar uma rotina. | Creditos: PixaBay

O momento agora é extremamente importante no combate ao coronavírus. Com as medidas adotadas para que as crianças fiquem em casa, os estudos são feitos através da internet. Para isso, professores e alunos estão tendo que se adaptar. É muito importante que o aluno mantenha a disciplina de estudos, se dedique e acredite que isso vai passar.

A maior dificuldade de estudar em casa é não ter um tutor, um orientador, um professor ou alguém estudando lado a lado. Alguns alunos podem sentir desânimo por esse motivo. Por exemplo, caso ele tenha uma dúvida, o professor não vai estar ali presente fisicamente para esclarecer o assunto. A internet nesse momento de dúvida também pode acabar desviando a atenção do estudante, pois ele acaba entrando em uma mídia social ou vendo algo que não tem ligação com a matéria e a dúvida dele.

Com isso, ele corre o risco de perder o foco. Durante a quarentena, o aluno precisa se conscientizar que é algo passageiro e que é importante que se dedique e se adapte à nova realidade para não perder tempo. Manter o foco é o grande segredo.

Outro ponto importante é ter disciplina e criar uma rotina. O aluno não pode se entregar a “joguinhos” e séries de plataformas online. Ele precisa ter uma rotina responsável com os estudos. Oriento meus alunos a acordarem cedo, que se arrumem como se fosse para a escola. Devemos ‘dizer’ ao nosso cérebro que ele deve continuar trabalhando normalmente.

Para saber o que estudar, fique de olho nos conteúdos disponibilizados pela sua escola, pegue a grade escolar e estude como se estivesse na escola. Não deixe de fazer a tarefa de casa, até porque você já está em casa. Aproveite também várias dicas que estão sendo dadas e divulgadas por muitos professores no YouTube.  Não desanime, persista e acredite.

O estudo é algo muito importante para que nesse momento a criança e o adolescente possam ocupar seu tempo e se distrair de notícias ruins. Tenho distribuído material gratuito lá no eu canal do YouTube. E torço para que esse momento passe o mais rápido possível. Mas enquanto isso não acontece fique em casa.

 

Sobre o especialista

Leonardo Chucrute é diretor-geral do Colégio e Curso Progressão, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e Autor de livros didáticos.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.