Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 12-08-2020 às 20:13

BPW Cuiabá faz primeira reunião on-line de associadas

Reunião online, uma alternativa encontrada pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá, para não se distanciar das suas associadas. A iniciativa foi um sucesso.

| Creditos:

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, disse o compositor Geraldo Vandré no auge da ditadura militar. Esta frase, entretanto, tem servido para mostrar que ao sair da zona de conforto podemos mudar muitas vezes quadros de escassez para a prosperidade. Na época de pandemia, isso se torna um lema a ser seguido. A Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá, através da presidente Zilda Zompero promoveu nesta semana a primeira reunião de associadas, via online, 50 participantes, via plataforma zoom e foi muito positivo o resultado, e muitas ações aconteceram com todas as barreiras impeditivas e o distanciamento social.

Ao abrir os trabalhos, seguindo uma pauta bem estruturada e todos os ritos da reunião presencial, Zilda Zompero destacou  o tanto que a organização atuou desde que foi decretada restrições em Cuiabá, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.  A presidente destacou que “o cenário ainda é escuro, mas tenho a certeza de que tudo vai passar, e quando passar conseguiremos ultrapassar tudo isso estaremos mais fortalecidas, porque estamos hoje unidas na solidariedade, na empatia e no amor”. Ela estar muito emocionada de realizar a reunião on-line e sentir a reciprocidade das associadas, e as boas energias como se estivesse num momento presencial.  No calor da emoção, Zilda solicitou para a diretora primeira secretária, Rubia Ranzani fazer a oração da BPW Brasil, que tem um conteúdo muito reflexivo e interessante.

Resumo das atividades

A presidente apresentou um resumo das atividades desenvolvidas na segunda quinzena de março, já em época de pandemia. Dentre os destaques, a Comissão de Saúde, através da coordenadora Veralice Valéria prestou orientações sobre a utilização do álcool em gel nas empresas, inclusive falando com profissionais. Inclusive a ação, de orientação preventiva, na última atividade presencial da BPW Cuiabá, o Business Day rendeu matéria da TV Centro América- Globo local. A associação participou de várias ações solidárias, com doações de cestas básicas, para a Associação de de Mães de Crianças com Microcefalia, inclusive duas associadas Edna Galvão (Amway) e Zelda (Designer de confecções) doaram máscaras).

 

Muitas lives de compartilhamento de conhecimentos, culturais e solidárias ocorreram, algumas da própria instituição, e outras através de pacerias. O destaque foram para as solidárias, em três, totalizaram a arrecadação de 3 toneladas de alimentos doados pela BPW Cuiabá: Cantora Bruna Viola,  Instituto Machado,  e Pescuma.

A solidariedade foi manifestada também através do projeto Chita & Fuxico, coordenado pela Comissão de  Responsabilidade Social. Foram doados tecidos e linhas para confecção de máscaras no projeto Mãos que Ajudam. O Instituto Machado também aderiu ao projeto, com tratamento dentário para crianças com microcefalia.

Foram retomadas com toda segurança o programa de visitas da Comissão de Negócios, que tem a frente Margooh de Paula e Miriã Fabrini, que falou na oportunidade sobre as visitas realizadas nas dependências da Studio Press Comunicação e da Rose Joza. A Comissão do Meio Ambiente , através da coordenadora Vanderléia Trindade participou de atividades da Semana do Meio Ambiente, a diretoria de Comunicação, Neide Alves, coordenou a produção de vídeos, com as associadas falando de seus negócios e da importância da BPW Cuiabá, a Diretoria Jurídica, através de Cláudia Aquino, Marilza Moreira e da primeira vice-presidente, Margarethe Nunes cuidou do Projeto Trabalho Igual Salário Igual, com vídeo e live. Ocorreram ainda, reunião online, com a Comissão BPW Jovem, coordenada por Juliana Tanaka, quando foi apresentada uma proposta de compartilhamento de conhecimentos educativos e tecnológicos, através de uma plataforma online. Serão valorizadas as expertises e singularidades das mulheres BPW, para auxiliarem as associadas, que embora tenha capacidade técnica, não dominam as ferramentas virtuais.

Ao finalizar seu relatório, a presidente informou que foram confeccionadas máscaras personalizadas, sendo que a BPW Cuiabá, até onde se tem notícias é a primeira instituição da rede a presentear as suas associadas com o produto tendo a sua própria chancela.

Nova associada

Na sequência foi apresentada pela conselheira superior, Sueli Batista a primeira associada a ingressar na organização na época da pandemia, Valeska Vilas Boas Alves, formada em direito, funcionária pública federal, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, há quase 30 anos, ocupando a função de oficial de justiça,  é sócia dosite Mídia Hoje.   Valeska manifestou na oportunidade um grande respeito pela organização, apontando que mostra a união, a força  e que isso inspira.

Palestras

Na oportunidade três associadas fizeram pequenas palestras englobando a pandemia do coronavírus: a administradora, Soraya Simioni, fundadora da Help Vida, empresa especializada em saúde, falou sobre a Covid 19, e os protocolos utilizados por sua empresa, inclusive deu orientgações; a mastercoach, Cléria Del Barco, coordenadora de capacitação empreendedora da BPW Cuiabá, que falou sobre, empresas inspiracionais, reinvenção e os relacionamentos humanizados na fase de isolamento social; a diretora jurídica, Cláudia Aquino, da Aquino Advocacia, falou sobre a responsabilidade objetiva, em época de pandemia, apontando aspectos que independe da culpa do empregador. Todas foram muito breves e passaram conhecimentos muito agregadores.

Novas iniciativas

Foi informado na reunião que dentre as novas iniciativas que a BPW Cuiabá está em andamento, constam a criação de um APP para negócios das associadas, a diretora financeira, Silvana Gomes está a frente da iniciativa; parceria com a Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso para construção de lojas virtuais, estimulando o e-commerce entre as mulheres de negócios.  Continuarão as lives com as associadas, iniciativa da segunda vice-presidente, Andréa Barbosa, e a diretora de Comunicação Neide Alves, as duas edições realizadas foram sucesso.

Uma outra iniciativa, que foi proposta pela Diretoria Jurídica, também foi apresentada, que é a campanha do Sinal Vermelho,lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançaram a para ajudar as vítimas de violência doméstica. As associadas participantes deverão enviar fotos vestidas de preto com um x na mão, para conscientizar as mulheres que sofrem de violência doméstica sobre a ação, pois o sinal vermelho simboliza um pedido de socorro! Em tempos de isolamento, muitas mulheres em situação de violência, enfrentam mais um problema: a dificuldade em denunciar os agressores. Com o x vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou mesmo um batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência. Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes das farmácias e drogarias que aderirem à campanha deverão ligar, imediatamente, para o 190 e reportar a situação.

A BPW Cuiabá terá também a sua primeira live musical, com parceria do cantor paulistano Carlos Navas, que ocorrerá dia 27 de agosto, 19h30, nas redes da organização, com o objetivo de arrecadar recursos ao projeto Chita & Fuxico. Sueli Batista apresentou a iniciativa para as associadas. Uma ação da coordenação de Responsabilidade Social, da qual é responsável, apoiada pela coordenação de Cultura, que tem a frente, a cantora Deize Águena, que teceu na oportunidade elogios ao trabalho de Navas, que tem trabalhos significativos em nível nacional, e uma agenda intensa.

Confam

A conselheira superior, Mariza Bazo apresentou durante a reunião informações sobre a XXXII Confam- Convenção da Federação das Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil- Confam. Destacou que devido a pandemia do novo coronavírus o evento ocorrerá na versão online. “Sabemos que até o final do ano haverão muitas incertezas em relação ao agendamento de eventos, e não podemos marcar nenhuma data para aconteci mentos presenciais, desta forma a BPW Brasil, realizadora da convenção já se movimentou”. As informações inclusive já foram passadas pela vice-presidente, Andréa Barbosa,. A intenção é de que a BPW Cuiabá leve um grande número de associadas a efetivarem a inscrição.

A reunião foi encerrada com a comemoração das aniversariantes. Vale destacar que a organização a cada aniversário tem enviado um bolo de presente para as associadas, valorizando a produção da diretora de eventos, Carla Guberth.

Foi um momento de confraternização e com bolo que não foi fake, para que sentissem o clima real de uma comemoração. Faltou só o calor  presencial do abraço, porque a energia estava em alta. Inclusive muitas participantes da organizaçã se prepararam como se realmente estivessem indo para uma reunião convencional. A animação era tanta, que até comunicavam no grupo de associadas que já estavam prontas para o evento.

Recordando

Registro da última reunião presencial da BPW Cuiabá que ocorreu no final de fevereiro nas dependências do setor de iluminação da empresa Eletro Fios, que é de propriedade da presidente da BPW Cuiabá, Zilda Zompero.  Foi um evento no qual se anunciou toda a programação do 18º Março é Mulher, que teve sua programação comprometida, mas que realizou com muita pompa a Cerimônia das Velas, entrega do Mérito BPW Cuiabá e uma edição histórica do Business Day, que estava dentro do tema trabalhado neste ano, "O Negócio é o foco". Zilda Zompero, presidente da BPW Cuiabá trabalha com afinco para que todas brilhem mais e iluminem caminhos, mesmo em época de pandemia,tem recebido muitos elogios.

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.