Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 13-07-2020 às 00:06

Você sabia que alergia tem tudo a ver com a qualidade do sono?

Asma e rinite interferem diretamente na noite do alérgico

| Creditos: Imagem: Freepik.com

As alergias respiratórias, como asma e rinite alérgica, interferem diretamente na qualidade do sono, já que os sintomas como falta de ar e chiado no peito, podem fazer com que a pessoa acorde várias vezes durante a noite.

Para pacientes com asma, é um indicador de que a doença não está sob controle. Para os que sofrem com rinite alérgica, a obstrução nasal é tão intensa que causa respiração bucal e roncos, além do gotejamento pós-nasal, conhecido também como o pigarro que incomoda bastante e piora a noite.

“No caso das alergias cutâneas, como dermatite atópica e urticária, o sono é prejudicado, principalmente, devido ao prurido intenso, que - muitas vezes - piora durante a noite e impede o paciente de ter um sono tranquilo e profundo”, explica Dr. Clóvis Eduardo Santos Galvão, membro do Departamento Científico de Alérgenos da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

Fatores ambientais também podem interferir no sono da pessoa alérgica. Entre eles estão:

- Mudanças bruscas de temperatura

- Uso de ar condicionados com filtros sujos ou temperaturas muito baixas

- Uso de ventiladores com poeira

- Colchões e travesseiros velhos e/ou sem capas anti-ácaros

- Presença de livros, pelúcia e animais de estimação no quarto de dormir 

 

 “A adesão ao tratamento, conforme a orientação médica, é um passo muito importante para evitar o impacto negativo do sono. “O controle ambiental, sobretudo no quarto de dormir, evitando as condições citadas acima, ajudam muito o tratamento medicamentoso e evitam interferências na qualidade do sono”, ressalta Dr. Galvão.

 

Sobre a ASBAI - A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.