Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 13-07-2020 às 00:24

O final da jornada de quem tinha uma legião de amigos

Poeta esbanjava alegria e deixa legado de amor e paixão pela vida; Almerinda faleceu em hospital na cidade de São Paulo após complicações devido o coronavírus

Almerinda Felipe é mais uma vítima da Covid-19. | Creditos: Imagem cedida pela família.

Almerinda Felipe dos Santos nome forte de uma  mulher muita determinada e de alma sensível. Nasceu em São Paulo, capital, na Vila Matilde, no dia 28 de dezembro de 1936. Poeta, formada pela vida, cheia de amor e alegria. Dona de um coração gigante num corpo muito miúdo.

Parte da sua trajetória está compilada nas poesias do livro “Buquê de Amor”, título que a congratulou como finalista da premiação ´´Talento da Maturidade´´, promovido pelo Banco Real. Era uma líder entre a comunidade sênior, madrinha do Clube Elite Itaquerense, na zona leste de São Paulo, onde a ´´Melhor Idade´´ se reúne nos fins de tarde de domingo. Ela dançava, cantava, distribuía as bandeirinhas e fazia a roda de oração.

Tinha uma legião de amigos e fazia questão de presentear cada um com mimos, às vezes, feitos por suas próprias mãos. Tinha muitos dons inclusive culinários, mas nada comparável a declamar, sempre arrancava emoção e cativava a todos os ouvintes.

Seus filhos eram orgulho para ela, que fazia questão de apresentá-los todas as festas de aniversário falando de suas habilidades. Todo ano comemorava a vida no Clube Elite, cercada pelos amigos companheiros de baile. 

Casou-se menina com João Batista dos Santos. Foi mãe aos 15 anos, do Luiz Carlos, depois vieram em sequência Sergio, Sueli Batista - fundadora e que dirige o Portal Rosa Choque -, e João, o filho caçula. Ficou viúva aos 40, não casou-se novamente, não teve outros filhos, mas teve outros dois amores, um após os 65 anos, seu Jaime que ela levou no coração, até o fim, o seu companheiro do bolero figurado.

Da vida sempre buscou a parte mais positiva. Era despida de preconceitos e respeitava a diversidade. Radiava otimismo. Parecia superar fatalidades com muita facilidade. Órfã de pai, Flosino Felipe, e mãe, Benita Blanco, desde 8 anos de idade, foi criada pela avó materna, Escolástica e tios Segundo e Virgínia, e pelas irmãs Loures e Cida. Ela enfrentou violência doméstica extrema, séria meningite antes dos 40, teve câncer agressivo aos 67 e nada tirava sua alegria de viver e estar de bem com a vida.

 

Batalhando pela vida

Ao ser infectada pela Covid-19 estava internada com problema sério nos rins que exigiu hemodiálise na época da pandemia. Com isso seus filhos, Luís e Sueli, e a nora Sônia que ficaram com ela no hospital foram infectados, e também seu filho João que foi visitá-la. Almerinda não resistiu ao inimigo invisível e o coração da guerreira parou de bater após o vírus comprometer o funcionamento do seu sistema respiratório.

No seu enterro, dia 5 de junho, apenas dois familiares puderam comparecer, a nora Solange e a neta mais nova Camila. Nenhum dos filhos acompanharam o muito triste enredo final de Almerinda devido a infecção por Covid 19. ´´Merinda´´, ´´Merindinha´´ e ´´Me´´, que tinha uma legião de amigos e filhos, noras, netos, bisnetos, sobrinhos e afilhados que muito a amavam ganhará uma homenagem póstuma para que sua jornada seja celebrada, realizando seu desejo. No lugar que repousa seu corpo, as árvores bailam, os pássaros cantam e um ar poético completa o clima. Ao ser enterrada tocou ´´Carinhoso´´ que lindamente ela cantava com direito a bis ... Há quem acredite que no céu começou a ter baile da ´´Melhor Idade´´ e muito agito. Não é de se duvidar ela era síntese da alegria.

 

Legado familiar

Deixou os filhos Luís, Sueli e João; os netos Luís Carlos, Luciane, Lucélia, Sergio, João e Camila; os bisnetos: Mateus, Letícia, Aline, Nicole e Vinicius; as noras: Vanda, Solange, Mariza e Sônia. Muitos sobrinhos, sobrinhas, o amado Jaime e  uma legião de amigos e a MEG a filhinha de  quatro patas que está também inconsolável. Saudades eternas de um ser humano admirável.

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.

Maria Voltolini . 10-06-2020 18:55hs

Fácil não é Mas Deus sabe de todas as coisas. Com certeza D. Almerinda está ao lado do Senhor. Graças a Deus você e sua família já estão bem. Continuamos em orações. Um abraço ??????

Vera Lucia . 10-06-2020 18:56hs

???????????????????????????????????????????????????????????????? aplausos para querida inesquecível Almerinda! ???????????????????????????????????????????? Linda homenagem! Faltou citar a Meg, filhinha de 4 patinhas!

Maria Voltolini . 10-06-2020 18:59hs

Com certeza A senhora Almerinda está no melhor lugar. Deus sabe de todas as coisas. Graças a Deus você e sua família estão todos bem. Continuamos em orações. Um abraço ??????

Maria Voltolini . 10-06-2020 19:04hs

A senhora Almerinda está em bom lugar. Deus sabe de todas as coisas. Graças a Deus você e sua família estão todos bem. Continuamos em orações. Um abraço ??????

Lene . 10-06-2020 20:31hs

Meu Deus que história linda ???? Não tem como se comove. Meus sentimentos a todos da família, Dona Almerinda descanse em paz

Solange Ribeiro . 11-06-2020 16:17hs

Saudades sem fim D Almerinda! Mulher linda, alegre, feliz, amiga, mãe, mulher guerreira e valente que enfrentou tantas guerras mas sempre se manteve firme. Referencial de família e amor, agradeço a Deus pela sua vida em nossas vidas Te Amo para sempre .