Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 12-07-2020 às 23:57

Veja como higienizar os alimentos e embalagens para evitar contato com o coronavírus

Saiba quais são as dicas da nutricionista Ariane Braz

| Creditos: imagem: Foto de Gustavo Fring no Pexels

Hábitos de higiene são essenciais para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, dentro ou fora de casa. Entre as medidas, cabem cuidados até mesmo com os alimentos comprados em supermercados e restaurantes.  A nutricionista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Ariane Braz, ressalta que tudo deve ser higienizado antes de ser armazenado e explica como fazer isso de forma eficaz diante de diferentes situações. Saiba quais são as dicas:

  • Como higienizar as embalagens dos produtos industrializados?

 O primeiro cuidado é, logo ao chegar do supermercado, deixar as compras concentradas em um local específico onde será realizada a higienização. Para produtos embalados em plástico, vidro ou latas, o ideal é lavar com água e sabão ou passar álcool gel. Outra opção é borrifar álcool 70% em toda superfície.

Já para proteções feitas com papelão, a recomendação é descartar a embalagem original ou, quando isso não é possível, higienizá-la com auxílio de um pano descartável ou papel toalha úmido com álcool 70%. Assim, evita-se o contato com a água e qualquer prejuízo ao conteúdo.

  • Devo higienizar legumes, verduras e frutas mesmo quando não é feito o consumo de partes deles, como a casca?

 Sim, é importante que haja prudência para que não ocorra uma contaminação cruzada. No caso desses alimentos, é preciso lavá-los em água corrente para retirar toda impureza aparente e, posteriormente, em uma tigela, deixá-los por 15 minutos em uma solução com um litro de água e uma colher de sopa de água sanitária. É possível usar também o hipoclorito de sódio - neste caso, o indicado é seguir as recomendações dadas pelo fabricante, que devem constar na embalagem do produto. Após o tempo sugerido, passe os alimentos novamente na água corrente e deixe-os secar naturalmente.

  • No caso de delivery, qual deve ser o procedimento?

 É importante que, no momento que receber a comida, as embalagens sejam imediatamente descartadas e o conteúdo seja colocado em um recipiente limpo. Após esse processo, reaqueça todo o conteúdo em uma temperatura de 70º. Ponto importante: dada essa recomendação, é preferível evitar o consumo de comidas frias como salada e itens da culinária japonesa. Sem o processo de aquecimento na temperatura acima indicada, elas oferecem risco maior de contaminação.

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.