Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 13-07-2020 às 00:02

Como cuidar de móveis de madeira

Com o passo-a-passo, é possível aumentar a vida e beleza do mobiliário

Linha Legado, da Sierra Gabriel, traz peças em madeira maciça de reflorestamento | Creditos: Divulgação

Aconchegante, belo e clássico, o móvel de madeira está no lar de todos – e isso não é sem motivo. Além de versátil, a madeira é resistente, traz sensação de conforto aonde estiver e se encaixa em todos os estilos de ambiente – dos retrôs aos contemporâneos, com peças de linhas retas, robustas, orgânicas. “Protagonistas de muitos projetos, os móveis de madeira podem fazer a diferença na decoração, mas precisam de cuidados especiais para preservá-los”, afirma Gisele Leal, proprietária da Sierra Móveis Gabriel, grife de mobiliários brasileiros. Especialista na fabricação de móveis de madeira, a Sierra Gabriel utiliza as melhores matérias primas, sempre com madeiras certificadas.

Segundo Gisele, alguns cuidados no dia-a-dia podem fazer a diferença na durabilidade da peça. “Sempre evite colocar objetos quentes, úmidos ou que soltem tinta diretamente sobre o mobiliário. Objetos pontiagudos ou cortantes devem sempre estar em seu suporte, impedindo riscos ou manchas. Também é importante tomar cuidado com o peso dos objetos – isso evita que o móvel empene ou deforme”, explica.

Por isso, em casa de anfitrião, Gisele indica ter apoios de copo guardados em gavetas estratégicas pela casa. “Também é importante evitar puxar ou empurrar os objetos sobre o tampo do mobiliário. Levante-os e faça a movimentação de forma cuidadosa”, indica.

A posição do mobiliário no lar também deve ser pensada. É importante mantê-lo a ao menos 5 cm de distância da parede, evitando o contato com a umidade. E, quando se fala de peças para áreas internas, o ideal é evitar que fiquem muito tempo expostas diretamente ao sol. “A luz solar direta pode fazer com que a madeira sofra um desbotamento indesejado. Além disso, o efeito de dilatação e contração da madeira, que acontece com a mudança de temperatura, pode afrouxar parafusos e juntas e, em casos mais graves, causar rachaduras na peça”, alerta.

Limpeza diária

Por ser um material natural e com poros, o móvel de madeira pede uma limpeza atenciosa. No dia-a-dia, Gisele sugere a utilização de um pano seco e macio para retirar o pó. Na sequência, um pano úmido com água e sabão neutro dá conta de tirar a sujidade. “Jamais utilize produtos químicos abrasivos. Eles alteram as propriedades químicas do móvel de madeira, gerando desgaste na peça”, explica. Álcool pode manchar a peça de forma irreversível.

Móveis para área externa

Linha Garden, da Sierra Gabriel, traz madeiras com tecnologia voltada para área externa

Mobiliários de madeira para área externa contam com tecnologias diferenciadas, facilitando o cuidado diário com a peça. Ainda assim, ações simples podem fazer a diferença, garantindo que a peça dure ainda mais tempo. Nesse caso, o recomendável é manter a peça recoberta sempre que não estiver sendo utilizada. Abriga-los abaixo de ombrelones e guarda-sóis também é uma ótima forma de preservá-los.

A limpeza com pano úmido deve ser feita na peça inteira, para que, além de remover a sujeira, o móvel não fique com aspecto ressecado. E, sempre que chover, é importante secar bem as peças. “Uma vez por ano recomenda-se o tratamento com Polisten transparente para móveis que ficarão muito tempo expostos. Além dele, aplicação de verniz garante que as propriedades das peças sejam mantidas por mais tempo”, afirma Gisele.

 

Sobre a Sierra Móveis Gabriel

Desde 2019, a tradicional boutique de mobiliário brasileiro se firma na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, ponto de encontro de arquitetos, decoradores e apaixonados por design. Fundada em 1990, a Sierra Móveis é reconhecida como um dos maiores fabricantes brasileiros e referência mundial em qualidade e conforto, oferecendo mais de 5 mil peças de mobiliário de decoração. Desenvolvidas em um parque fabril com mais de 80 mil m², as peças são feitas a partir de madeira 100% maciça extraída de reflorestamento sustentável, trabalhadas com as mais avançadas tecnologias, aliadas a acabamentos artesanais e manuais, garantindo a excelência e exclusividade no design que constrói a história de sucesso da marca.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.