Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 05-06-2020 às 20:16

Como manter a rotina de banhos do pet em casa?

Médica veterinária dá dicas para manter a higienização do cão em dia, sem estresse.

| Creditos: Divulgação

A higiene dos cães é fundamental para que permaneçam saudáveis, longe de sujeiras e enfermidades. Por isso, é imprescindível organizar uma rotina para manter os cuidados com a pele e pelo do pet em dia.

Muitos tutores têm receio da “hora do banho”, alguns acham que o animal poderá ficar estressado, outros acreditam que é preciso uma verdadeira força tarefa para realizar o procedimento de maneira adequada.

Porém, além de fundamental para higienização do pet, esse pode se tornar um momento especial de interação entre o tutor e o cão. Para auxiliar nessa tarefa, a médica veterinária e Gerente de Produtos da Ceva Saúde Animal, Priscila Brabec, separou oito dicas que irão facilitar o banho em casa. Confira.

Preparação é tudo: Os cães são curiosos e arteiros por natureza, então antes de levá-lo ao o banho separe todos os itens que você precisará, como shampoo, escova, toalha, algodão, entre outros. Depois, leve o pet para o local escolhido, que deve ser um espaço seguro e tranquilo para o procedimento, como por exemplo o box do banheiro.

Vá com calma: Os animais percebem o estresse do tutor. Por isso, é importante manter-se tranquilo durante o processo, ou o cão pode ficar receoso. Se essa é a primeira vez que ele está tomando banho em casa, é fundamental que o tutor comece o procedimento aos poucos, mostrando ao pet o que está acontecendo, e principalmente associando o momento a algo positivo.

Proteja as orelhas do pet: Sempre proteja a orelha (ouvido) do pet. Para isso, utilize um chumaço de algodão dentro de cada orelha. Isso irá evitar que a região fique úmida ou que entre água, o que pode estimular o surgimento da otite canina. Não esqueça de remover cuidadosamente o algodão ao final do banho e higienize o local com produtos específicos para a região.

Cuidado com a temperatura: A água muito quente pode agredir e ressecar a pele do cão. Dessa forma, o ideal é que o banho seja feito com temperatura levemente morna. Isso também tornará o momento mais agradável para o pet.

Hora do shampoo: Para higienização, molhe o pelo e espalhe suavemente o shampoo, massageando o corpo do animal cerca de 5 a 10 minutos. Isso ajuda na distribuição e na ação do produto. Cuidado para não deixar a espuma cair nos olhos e boca do cão. Na sequência, enxague com bastante água e remova todo o shampoo.

Atenção a secagem: Utilize uma toalha para retirar o excesso de água, faça isso sem friccionar muito a pele e os pelos. Depois, caso necessário, termine o procedimento com o auxílio de um secador caseiro. Mas, atenção, o aparelho deve ser usado a uma distância de 30 cm e com a temperatura fria para que não agrida e resseque a pele do pet.

Escovar é preciso: Para finalizar, escove o pet suavemente com uma escova ou pente próprio. O procedimento deve ser realizado com bastante cuidado evitando puxar demasiadamente o pelo do cão, especialmente caso existam nós na pelagem.

Torne o banho especial: Associe o período antes e depois do banho com outras interações agradáveis como mimos, carinhos e petiscos. Isso fará com que se torne um momento prazeroso de brincadeira e carinhoso entre o tutor e o pet.

Sobre a Ceva Saúde Animal

A Ceva Saúde Animal é uma multinacional francesa, comprometida com o desenvolvimento de produtos inovadores para o mercado de saúde animal. A empresa, que está presente em mais de 110 países, foca sua atuação na produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia e produção. Mais informações em: www.ceva.com.br

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.