Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 05-06-2020 às 21:12

Psicóloga on-line na quarentena

A internet é um facilitador para quem precisa começar a fazer uma terapia online com um psicólogo a distância. Os atendimentos psicológicos pela internet são eficientes e estão autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP.

Glorita Cajaty fazendo atendimento online | Creditos:

Atualmente não existe mais nenhuma restrição para realização de consultas on line segundo a resolução do CFP nº 11/2018, que atualiza a Resolução CFP nº 11/2012 sobre serviços realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância na área da Psicologia.

Então, para facilitar o acesso da população no cuidado com a sua saúde mental, especialmente neste momento de pandemia, é fundamental sabermos que já é possível contratar um psicólogo on line, tanto para obter orientações psicológicas como o para fazer psicoterapia.

O teleatendimento será uma tendência mundial que visa facilitar o acesso de quem precisa de ajuda profissional mesmo a distancia, principalmente neste momento de isolamento para amenizar os sintomas de ansiedade e depressão causados pelas condições adversas e incontroláveis geradas pela Covid 19.

Como ainda não existe nenhuma exigência legal de uma capacitação específica para realização de atendimentos on line, é preciso muita atenção na hora de contratar um bom profissional.

Então, caso venha precisar de ajuda especializada para resolver algum tipo de conflito interno que esteja afligindo-o ou mesmo para tratar alguma desordem psicopatológica como ansiedade e depressão, escolha um profissional devidamente capacitado para isso.

Para acertar nesta escolha, segue aqui um roteiro básico com os principais cuidados a serem observados antes de iniciar qualquer tipo de terapia on line:

  1. Checar se o psicólogo se encontra ativo no cadastro do CRP;

  2. Entender qual é a sua formação, se ele tem experiência na área específica em que está buscando ajuda;

  3. Procurar saber informações sobre o profissional e se ele costuma fazer atualizações constantes na sua área;

  4. Verificar se possui habilidades para conduzir atendimentos on line com técnicas modernas, eficientes e de curta duração e

  5. Buscar referências e indicações sempre que possível. 

Como  psicóloga clínica e gestalt-terapeuta decidi continuar atendendo os meus pacientes em casa nesta quarentena, pois muitas pessoas estão precisando de apoio emocional para lidar com este cenário incontrolável que tende a ser por tempo prolongado e indefinido, podendo com isso gerar grandes impactos emocionais e até mesmo desencadear a um quadro de depressão.

Seguindo com o compromisso de ajudar mulheres dizerem SIM para sua saúde, Glorita Cajaty está também com o projeto SOS Emocional, online e gratuito, com duração equivalente a todo o período do lockdown, para ajudar mulheres a lidar com as ansiedades do confinamento. Entre em contato por Direct Message no Instagram: @gloritacajaty 

Os atendimentos à distância em grupo serão uma nova tendência mundial, pois trará vários benefícios no campo da Psicologia. Contudo, vale ressaltar que o sucesso de qualquer tratamento psicológico depende da aliança terapêutica entre o psicólogo e o cliente e por isso, sempre recomendamos, se possível, conversar com quem deseje fazer terapia para tirar suas dúvidas e poder alinhar suas expectativas para alcançar aquilo que verdadeiramente precisa sem perda de tempo e dinheiro. 

GLORITA CAJATY - Psicoterapeuta com formação em gestalt-terapia, coaching, psicoterapias de grupo e intervenções estratégicas, atuante na promoção da saúde e bem-estar da mulher. Formada em Direito (2001), Psicologia (2007), Pós-Graduada em Mediação de Conflitos de Família (2017), atual Presidente da BPW-RJ.

Idealizadora do Espaço Encontrarte, com mais de 13 anos de experiência na área clínica, escritora, com diversas formações em desenvolvimento humano, pós-graduação em mediação de família.

Presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais- BPW RJ

Autora do livro Coaching na Mediação de Família disponível em ebook e audiobook. Links abaixo:

Amazon: https://www.amazon.com.br/Coaching-media%C3%A7%C3%A3o-fam%C3%ADlia-Glorita-Cajaty-ebook/dp/B072M2S91S

Storytel: https://www.storytel.com/br/pt/books/843466-Coaching-na-mediacao-de-familia 


 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.