Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 05-06-2020 às 20:13

Trajetória de Elza Soares chega à tela do Curta! em documentário

Elza Soares, mulher sensível, pequena e frágil, mas que também se renova como uma fênix, | Creditos: Divulgação

 

A vida de Elza Soares, em muitos momentos, se entrelaça com a de muitas outras mulheres brasileiras, negras e pobres; mas a música a levou além. Hoje, beirando os 90 anos, é símbolo de força e de talento, e tem a trajetória retratada de forma pouco tradicional no documentário “My Name Is Now, Elza Soares”, a ser exibido no Curta!.  

No filme, dirigido por Elizabete Martins Campos, o espectador está diante de Elza Soares em toda sua complexidade através de performances e de depoimentos, uma mescla entre imagens de arquivos e outras gravadas especialmente para o longa. Uma mulher sensível, pequena e frágil, mas que também se renova como uma fênix, após sofrer os mais terríveis golpes da vida, como a perda de seus filhos. Também se vê um verdadeiro ícone da música brasileira de voz inconfundível, sempre se reinventando e se modernizando. 

“My Name Is Now, Elza Soares”, uma produção da IT Filmes, foi vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro nas categorias: “melhor longa-metragem documentário”, concedido pelo júri popular; e “melhor trilha sonora original”, concedido pelo júri oficial da premiação. A exibição é na Segunda da Música, 20 de abril, às 22h05. 

Episódio inédito de 'Matizes do Brasil' traz vida e obra de Ernesto Neto

Em episódio inédito da série “Matizes do Brasil”, o artista plástico Ernesto Neto revela as questões que perpassam às diferentes fases de sua trajetória. Sua obra, marcada por esculturas e instalações, o tornou um dos grandes nomes da arte contemporânea no Brasil e no restante do mundo. Passou a ser conhecido por aguçar os sentidos de quem está diante de suas obras, extrapolando os limites do meramente visual, sobretudo através de tecidos como material artístico.  

Dirigida por Bianca Lenti, “Matizes do Brasil” é uma série da Giros Filmes dividida em 14 episódios, viabilizada através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) pelo canal Curta!. O episódio estreia na Terça das Artes, 21 de abril, às 23h30.

Segunda da Música – 20/04

22h05 – “My Name is Now, Elza Soares” (Inédito)
Um filme com a cantora Elza Soares, ícone da música brasileira, numa saga que ultrapassa o tempo, espaço, perdas e sucessos. Elza e seu espelho, cara a cara, nua e crua, ao mesmo tempo frágil e forte, real e sobrenatural, uma fênix, que com a força da natureza transcende e canta gloriosamente. Diretora: Elizabete Martins Campos. Horários alternativos: 21 de abril, terça, às 02h05 e às 16h05; 22 de abril, quarta, às 10h05; 25 de abril, sábado, às 15h; 26 de abril, domingo, às 22h30.

PROMO: https://youtu.be/lgWNGFA7Wv4
FOTOS EM ALTAhttps://drive.google.com/open?id=14vp_WNO294IoVD8KvuIkHqvxVmfLD33Q

Terça das Artes – 21/04

23h30– "Matizes do Brasil” (Série) – Episódio “Ernesto Neto
Neste episódio de Matizes do Brasil, Ernesto Neto nos brinda com sua percepção bastante original sobre o fazer artístico, revelando questões que perpassaram as diferentes fases de sua trajetória. Diretora: Bianca Lenti. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 22 de abril, quarta-feira, às 03h30 e às 17h30; 23 de abril, quinta-feira, às 11h30; 24 de abril, sábado, às 19h10; 25 de abril, domingo, 09h50.

PROMO: https://youtu.be/rGr7F-QxnF0
FOTOS EM ALTAhttps://drive.google.com/open?id=1sDLPxOn98EqE7Y2L6CRB_uV-_duoGS5k

Quarta de Cinema – 22/04

20h – “Cinastas” (Série) – Episódio: “Cacá Diegues” O grande cineasta brasileiro Cacá Diegues relembra seus filmes, desde a década de 1960, e o Brasil da época, que o fez se autoexilar na Europa. Betty Faria, Zezé Motta, Arnaldo Jabor, Orlando Senna, Antônio Pitanga falam de suas experiências no cinema com diretor. Diretor: Hermes Leal. Duração: 45 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de abril, quinta-feira, às 0h e 14h; 24 de abril, sexta-feira, às 08h; 25 de abril, sábado, às 10h05; 26 de abril, domingo, às 16h50.

PROMO: https://youtu.be/I_UnTJxHwCE
FOTOS EM ALTA: https://drive.google.com/open?id=1ze6hkrW548ALi43wRdvdDsjnbvLL9tvq

Quinta do Pensamento – 23/04

22h35 – “Vocacional – Uma Aventura Humana” (Documentário)
O cineasta Toni Venturi revisita uma página emocionante e ignorada da história da educação pública no país: os seis ginásios Vocacionais do estado de São Paulo, que na década de 1960 foram reprimidos pela ditadura militar. Concebidos por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes educadoras brasileiras, os colégios tinham uma proposta à frente do seu tempo: fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a sensibilidade artística e as habilidades técnicas. Partindo do olhar pessoal do diretor, que participou dessa experiência escolar, através do depoimento de vários ex-alunos e ex-professores, o documentário contribui para a compreensão sobre a precariedade do ensino público atual e seus desafios para o futuro. Direção: Toni Ventura. Duração: 78 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 24 de abril, sexta-feira, às 2h35 e às 16h35; 26 de abril, domingo, às 04h05;

PROMOhttps://youtu.be/BP6frMXxIm8 
FOTOS EM ALTAhttps://drive.google.com/open?id=1VaCyV7nAWbobkkW1Kf_dMhqOzC16Okr- 

Sexta da Sociedade – 24/04

20h30 – “Driblando a Democracia – Como Trump Venceu” (Documentário)
Como, contrariando todas as previsões, Donald Trump conseguiu se tornar presidente? Revelando uma trama que envolve fake news, o uso de dados pela misteriosa Cambridge Analityca e a ação de poderosos empresários americanos ultraconservadores, este documentário explica como se chegou ao resultado da eleição que chocou a comunidade internacional.  Direção: Thomas Huchon. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de abril, sábado, às 0h35 e 16h25; 26 de abril, domingo, às 6h05; 27 de abril, segunda-feira, às 14h30; 28 de abril, terça-feira, às 8h30

 

Sobre o Curta!

O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociaiswww.facebook.com/CanalCurtahttps://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

http://Siga-nos no Instagram @agfebre e no facebook.com/agf

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.