Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 02-06-2020 às 13:42

Veja dicas de como estruturar seu negócio para delivery

Consultora do Sebrae MT fala sobre os primeiros passos para aplicar essa estratégia

| Creditos: Divulgação

Em um momento de incertezas e de isolamento social, os micro e pequenos empresários estão se reinventando para encontrar estratégias e soluções para continuar funcionado. A entrega de produtos tem sido uma das opções nesse período para continuar fazer a economia girar. Mas você sabe como aplicar essa estratégia para o seu negócio? A consultora do Sebrae MT, Inajara Amorim, dá algumas dicas de como estruturar o seu negócio para delivery.

Antes de tudo, é preciso estar atento aos decretos municipal, estadual e federal para saber se o segmento da sua empresa está permitido em atender delivery. E verificar o que a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde estão comunicando sobre os procedimentos que devem ser adotados para evitar contaminação e transmissão do novo coronavírus. Confira abaixo as dicas:

1- Faça um mapeamento da sua empresa e de como será o procedimento para o delivery

Inajara explica que o empresário precisa ter muito claro como vai funcionar o seu processo de entrega. “É pegar papel e caneta mesmo, eu acredito que por meio desse mapeamento, o empreendedor consegue visualizar as possíveis falhas e resolver de uma maneira mais rápida. Se coloque no lugar do cliente e pense desde o primeiro ponto de contato dele com o seu negócio, passando pela entrega até como manter um relacionamento de pós-venda com o cliente”.

2- Avalie quais produtos serão oferecidos

Dificilmente você vai disponibilizar para o cliente tudo o que você oferece na loja física. Faça uma seleção dos seus produtos mais vendidos, mas veja o que é necessário oferecer, o que é mais relevante para o cliente nesse momento de isolamento social. “A empresa precisa formatar os seus produtos de acordo com a realidade que estamos vivendo. Um exemplo são roupas, não faz muito sentido ofertar muitos looks para festas, mas roupas para trabalhar em casa e ao mesmo tempo dar conta da rotina diária”, conta Inajara.

3- Evidencie os procedimento de higiene

O cliente precisa ter segurança do que ele vai receber na sua casa esteja de acordo com os procedimentos e cuidados que os órgão reguladores dizem.

4- Embalagem

Inajara destaca, principalmente, o setor da alimentação nesse quesito. “A embalagem é essencial no processo de delivery. Quando o empresário promete que o produto vai chegar quente, ele precisa chegar quente, e se promete que vai chegar gelado, ele precisa chegar gelado. Então, é preciso ficar atento na no condicionamento do produto e na qualidade da entrega, pois pela embalagem o cliente também  consegue ter a sensação de segurança do que ele está consumindo”.

5- Experiência virtual do cliente

Ok, você disponibilizou para o seu cliente a opção de entrega, mas de nada adianta se ele entrar em contato com você e esperar 30 minutos ou 1h para ter uma resposta. “O empresário precisa ser o mais transparente possível, delimite um perímetro de atendimento, e pense em algo a mais para que o cliente se sinta satisfeito e consiga voltar a comprar e de você mantenha a fidelidade”, ressalta a consultora.

6- Entrega

Inajara esclarece que para trabalhar com delivery é preciso definir quais serão as área de atendimento do negócio. “Consegue entregar em toda a cidade? Todo um bairro? É preciso saber em quanto tempo o cliente vai receber o produto que comprou. Definir o perímetro de entrega é importante para a experiência do cliente”.

7- Ações de incentivo ao cliente

Agora, todo mundo, sem exceções, estão cortando aquelas despesas que não são essenciais e vendo o melhor custo benefício das suas compras. “Os micro e pequenos empresários podem ver se é possível cobrar com uma taxa de entrega menor ou com isenção dessa taxa. Algumas ações de fidelidade também podem contribuir”, finaliza Inajara.

O Sebrae MT está junto com os pequeno negócios e continua atendendo à distância os empresários por meio dos seus canais de atendimentos remotos e digitais. Entre as alternativas disponíveis estão o “Fale com o Sebrae”, um chat online ou e-mail; a Central de Relacionamento, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h30, pelo telefone 0800 570 0800; as redes sociais do Sebrae MT – Facebook e Instagram; e o WhatsApp do Sebrae MT (65) 9901-6167.

Há também uma série de transmissões ao vivo diárias pelo Instagram do Sebrae Mato Grosso com informações aos empresários dos diversos segmentos da economia para superar a crise, sempre às 14h. Além de um site exclusivo com informações, conteúdos e cursos online e gratuitos para os empreendedores reagirem nesse momento (www.sebrae.com.br/coronavirus). 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.