Cuiabá - MT, 02-04-2020 às 05:50

"Ficar em casa? E agora?”

A nutricionista Cris Santos dá dicas para quem aderir ficar em casa devido a prevenção contra o Coronavírus. Ela destaca que nesse momento delicado que estamos passando devemos todos ter consciência, responsabilidade e cada um fazer a sua parte.

Comer comida fresca e caseira é umas das melhores opções para a nossa saúde | Creditos: Divulgação

Segundo a recomendação do Ministério da Saúde, medidas do dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença. Sem a adoção das recomendações, o número de casos do Coronavírus podem aumentar de maneira exponencial.

Para aquelas pessoas que podem aderir e ficar em casa, eu sugiro aproveitar esse momento para cuidar ainda mais da saúde.

Uma das alternativas é cozinhar mais, atitude essa que é comum, mas pouco praticada nos dias atuais devido ao forte habito de fazer refeições fora do lar. Considerando essa mudança temporária fique por dentro de quais são os benefícios de cozinhar em casa e principalmente o seu impacto na saúde.

Você sabia que preparar refeições em casa traz benefícios comprovados para saúde? Isso mesmo!!!

Um estudo realizado no Reino Unido envolvendo mais de 11 mil pessoas avaliou a relação de refeições caseiras e hábitos alimentares mais saudáveis.

A pesquisa mostrou que alimentar-se em casa aumenta a disposição por consumo de frutas e vegetais, ou seja, fazer refeições preparadas em casa está totalmente associada a uma dieta mais saudável o que revigora ainda mais a saúde.


Neste momento a família inteira pode colaborar com o preparo do almoço ou do jantar. As crianças, que também estão em casa, podem ajudar nessa tarefa. Enfim, cozinhar é tudo de bom para nossa saúde e bem estar, veja a seguir os benefícios:

  • Comer comida fresca e caseira é umas das melhores opções para a nossa saúde. Além disso, comendo mais alimentos in natura você estará fortalecendo o seu sistema imunológico;

Cozinhar e comer comida caseira é a melhor prevenção para obesidade e diabetes tipo 2; Cozinhar ajuda a comer melhor: melhorando nosso comportamento, e nossa qualidade alimentar ;Crianças que ajudam na cozinha comem melhor; Uma alimentação variada e equilibrada, com frutas, legumes, verduras, grãos, peixes, carnes, ovos, leite e derivados, oleaginosas será sua aliada para manter a saúde; A Segurança dos Alimentos não pode ser esquecida, então vamos fazer a higiene e desinfecção dos alimentos que serão consumidos crus com solução clorada.

 

**Para preparar um solução clorada é só misturar água e cloro na proporção de 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água. O alimento deve ficar imerso na solução clorada por 15 min e antes do consumo ou armazenamento deve ser enxaguado.

 

Vamos fazer a nossa parte? Já pensou no que você vai preparar nesta semana? Poste seu prato no Instagram e marque a gente! @cris.csantos_ e @portalrosachoque

 

Crislene Santos

Nutricionista, Consultora em Alimentos, Gestora de Empresa, Especialista em Segurança dos Alimentos.

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