Cuiabá - MT, 06-04-2020 às 20:17

Chita & Fuxico: BPW Cuiabá começa a mostrar sua marca sustentável através do artesanato

O Projeto Chita & Fuxico, elaborado pela Comissão de Responsabilidade Social, da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW  Cuiabá terá suas primeiras peças expostas no evento da organização. No Business Day BPW Cuiabá, a presidente Zilda Zom

Zilda Zompero, presidente da BPW Cuiabá está apostando no sucesso da marca sustentável | Creditos:

Na própria organização, há associadas entusiasmadas em reaplicar o que sabem, exemplo de Jacinta Rosa Okde, membro do Conselho Diretor, ela é  qposentada e dedica-se a administração do seu negócio e  já disse sim, como voluntária.  Recentemente ela mostrou suas produções, e propos a colcha solidária, para ser utilizada para arrecadar fundos para o projeto. A designer de interiores, Maridilza Aquino, também já se prontificou a repassar seus ensinamentos artesanais. Além disso, a master coach, Cléria Del Barco, responsável pela Comissão de Capacitação da organização, já disse que estará junto mobilizando outras parceiras para cursos de qualificação em outras áreas do conhecimento, a exemplo de comercialização, finanças e desenvolvimento humano.

Sueli Batista, conselheira superior da organização e idealizadora do projeto, é a  responsável pela Comissão de Responsabilidade Social da BPW Cuiabá, está entusiasmada, pois através da arte e da cultura ela destaca que , há engajamento para transformar a vida das pessoas. O Projeto Chita & Fuxico tem a sustentabilidade em seu eixo estrutural, e visa a qualificação e a  geração de renda de mulheres em situação de vulnerabilidade social e também recursos financeiros e material para o fomento de outras iniciativas da BPW Cuiabá, que  impactam positivamente a sociedade. Neste ano foram acrescentados ao projeto, mães que tem filhos com necessidades especiais e precisam trabalhar em casa. Inclusive em abril, com a coordenação da vice-presidente da BPW Cuiabá, Andréa Barbosa, será promovida uma feijoada solidária, no restaurante Talavera,  visando com parte do retorno comprar máquinas para as primeiras experiências na produção de peças na casa de mães com filhos portadores de microcefalia.

"São pequenas ações que vão se somando, até os parceiros se engajarem", disse a idealizadora, apontando que ela mesma está dando palestra com sua expertise em Psicologia Positiva em troca de linha e tecido chita, para doar para o projeto. 

“O projeto, portanto, fudamenta-se no estimulo ao empreendedorismo e a economia popular solidária, considerados como fatores determinantes para o desenvolvimento comunitário, uma vez que de forma cooperativa ou de grupos formais é possível combater as desigualdades e empoderar a sociedade”, frisou Sueli, destacando estar feliz por ter pessoas solidárias ao seu lado.  "Na elaboração do projet,o pensei nos  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) , que trata-se de uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Temos várias ações que se inserem não só dentro de um objetivo específico”, diz a conselheira, apontando que ajudar na erradicação da pobreza, contribuir através da economia a igualdade de gênero, e com a produção possibilitar trabalho digno, além disso a busca de parcerias e meios de implantação, é também uma ODS, explicou.

Zilda Z|ompero explica que a marca regional sustentável do projeto para produções artesanais, que envolvem a confecção roupas e acessórios, cama, mesa e banho, além de objetos decorativos já está em vias de registro, e que já tem as etiquetas confeccionadas para os produtos. Muitas parcerias estão em fase de ser consolidadas, a BPW Cuiabá já teve reuniões com a primeira dama do Estado de Mato Grosso, gestores da MT Fomento, Universidade de Cuiabá e Goiabeiras Shopping.

Sobre a BPW Cuiabá

A BPW Cuiabá é uma organização não governamental de utilidade pública e sem finalidade política partidária, pertence a uma rede de mulheres de negócios e profissionais, em nível internacional, que foi fundada em 1930, uma das mais antigas do mundo. A ONG Feminina tem a missão de fomentar, coordenar e orientar dinamicamente o processo de crescimento das mulheres, estimulando sua inserção no cenário econômico, político e social, fortalecendo a comunidade local, tornando-a mais justa e humana com a participação de todos os segmentos. Foi fundada em Cuiabá no ano de 2001.

O Business Day ocorrerpa no dia 14 de março, dentro do Projeto Março é MUlher, no Holyday Inn, de Cuiabá. 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.

Vera . 03-03-2020 15:54hs

Esse comentário foi vetado por conter acusações sem provas ou palavras impróprias.