Cuiabá - MT, 02-04-2020 às 05:21

Comunicadoras lançam curta-documentário sobre jornalistas pioneiras em MT em alusão ao Dia da Mulher

Exibição será no dia 9 de março, no Cine Teatro, e a entrada é solidária

Vitória Basaia, Sônia Zaramella e Laura Lucena são pioneiras no jornalismo mato-grossense | Creditos:

Um documentário de curta-metragem, produzido em Cuiabá, exclusivamente por mulheres, será lançado no próximo dia 09 de março, contando a história de três jornalistas pioneiras nas décadas de 1970 e 1980 em um espaço até então masculino. "JornalistAs no Eldorado - Balbúrdia, disciplina e liberdade" será exibido no Cine Teatro Cuiabá, com data alusiva ao Mês da Mulher. A entrada será um produto de limpeza, a ser repassado a uma instituição filantrópica.

O curta apresenta a perspectiva de Vitória Basaia, Sônia Zaramella e Laura Lucena, perfis diferentes que têm em comum a atuação na imprensa local, em pleno Eldorado mato-grossense. O DOC tem o objetivo de homenagear mulheres que ousaram entrar no universo até então dominado por homens.

Além de jornalista, Basaia é artista de renome internacional. Marcou o jornalismo cultural e é autora do primeiro caderno para crianças, a Corujinha do Estado. Na arte, usa técnica própria, com terra e pigmentos, valorizando temas do universo feminino. Sônia atuou no jornalismo de correspondência e na academia. Como professora tornou-se ícone, citada por centenas de alunos que ajudou a formar. Por fim Laura foi a primeira repórter de rua de Cuiabá. Enfrentou maridos que não compreendiam a profissão, posou nua, aboliu o sutiã, quebrando paradigmas e se fazendo respeitar pelos colegas e fontes. 

"JornalistAs no Eldorado - Balbúrdia, disciplina e liberdade" foi produzido pelas jornalistas Keka Werneck, Priscila Mendes e Bruna Maciel e pelas profissionais do audiovisual Dayanne Dallicani e Jéssica Melo.

Tendo-se em vista a importância da obra, o documentário será inserido na programação oficial do maior evento alusivo ao mês que se comemora o empoderamento feminino, o 18º Março é Mulher, realizado pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá, com pessoas, entidades e empresas parceiras.

 

*SERVIÇO*

Lançamento do curta DOC "JornalistAs no Eldorado - Balbúrdia, disciplina e liberdade"

Data: 09/03, às 19h

Local: Cine Teatro Cuiabá

Entrada: um produto de limpeza

Livre pra todos os públicos

Informações: 65 9 9962-0352

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.