Cuiabá - MT, 10-04-2020 às 09:12

Cuidados com a alimentação durante o Carnaval

Carnaval, tempo de festa e alegria. Mas, para desfrutar com tranquilidade, é importante tomar cuidados com o que se vai comer durante a folia.

Não é preciso fechar a boca, mas ter uma alimentação saudável no Carnaval | Creditos: Divulgação

No carnaval as pessoas normalmente passam boa parte do dia na rua, por isso é crucial ter cuidados redobrados com a alimentação e ficar atento à procedência dos alimentos.
Confira agora algumas dicas para não perder a folia e nem prejudicar a saúde: Mantenha a hidratação constante: nesta época os foliões perdem bastante líquido
corporal e gastam energia por causa do calor e da movimentação nas festas. A desidratação causa dor de cabeça na ressaca e diversos incômodos. Por isso, a regra
básica é manter o corpo hidratado com muita água, sucos de frutas e água de coco. Para aqueles que estão consumindo bebidas alcoólicas, o ideal é intercalar a dose de
álcool com outra bebida hidratante, como a água. Evite o consumo excessivo dos refrigerantes, eles possuem muito sódio e agravam ainda mais a desidratação.
Faça refeições leves: Fazer refeições leves é essencial para manutenção da energia mental e muscular, gerando mais disposição e energia para aproveitar a festa. Alimente-se
antes de sair de casa, mas evite alimentos muito pesados e gordurosos. Prefira uma alimentação leve e com boas fontes de carboidratos, preferencialmente os integrais, que
podem ser combinados com carnes brancas, acompanhados de vegetais.
Consuma frutas: O limão é uma fruta muito bem vinda em todas as bebidas: rico em vitamina C, que é um antioxidante e ajuda a minimizar os estragos dos excessos. Outros
exemplos são a laranja, acerola, kiwi e caju.
Atenção na hora de escolher os lanches: Os sanduíches naturais e os recheados demolhos, com maioneses ou frios não são recomendados, pois estragam muito rápido.
Fique longe também dos lanches produzidos por locais de procedência duvidosa. Quanto àhigiene, se possível, não consuma os famosos churrasquinhos, cachorros-quentes,
queijos-coalho e frituras: estes alimentos associados ao calor facilitam a intoxicação
alimentar.

Descanse: Reserve as horas necessárias de sono e reponha as energias para o próximo dia ser ainda melhor!
O melhor de curtir o Carnaval é poder contar aos amigos as experiências vividas.
Assim, é preciso ter consciência de aproveitar cada dia com equilíbrio e muita alegria!!!
Boa folia!

Cris Santos
Nutricionista, Consultora em Alimentos, Gestora de Empresa, Especialista em
Segurança dos Alimentos.

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