Cuiabá - MT, 10-04-2020 às 08:17

Idosa arrecada tampinhas para custear animais de rua

Aposentada cria campanha para arrecadar tampinhas na capital e com elas garantir recursos para castrar animais em situação de rua, já que a intervenção diminui riscos de doenças, além de fazer controle populacional. Pet Friendly, o Hotel Go Inn no Estação

A população pode ajudar a juntar em suas casas ou mobilizar a família e amigos e deixá-las nos pontos de coleta. | Creditos: PixaBay

Segundo levantamento do Instituto Pet Brasil (IPB), divulgado no ano passado, a maior população de animais domésticos no Brasil é de cães e gatos, sendo mais de 54 milhões de cachorros e quase 24 milhões de felinos, num total de 78,1 milhões de animais. Para manter a saúde dos pets em dia, umas das principais orientações dos especialistas é a castração.  

A cirurgia no início da vida do animal previne uma série de doenças e também é uma medida eficaz de controle populacional, conforme explica o médico veterinário Marcelo Borba. De acordo com ele, a castração diminui em até 90% o risco de desenvolvimento de doenças relacionadas à parte reprodutiva, como tumores e infecções; tanto em machos quanto em fêmeas; além de também contribuir para a manutenção da imunidade alta, o que ajuda a reduzir a ocorrência de outras doenças. 

Para contribuir com a castração de animais em situação de rua em Goiânia, a farmacêutica e servidora pública aposentada, Regina Célia Menezes, idealizou o projeto Tampatas. Trata-se de uma campanha solidária que arrecada tampinhas de embalagens pets para reciclagem. Atualmente são mais de 200 pontos de coletas, entre eles o Hotel Go Inn Estação da Moda Goiânia, único da categoria que é parceiro da campanha e que tem ponto de arrecadação e coleta. 

A castração põe fim ao ciclo do abandono e evita as consequências como maus tratos e problemas de saúde, é o que afirma a idealizadora e organizadora do projeto, Regina Célia Menezes. Segundo ela, a iniciativa não só protege os animais, como também é uma questão de saúde pública e sustentabilidade. “Tampas plásticas que iriam para o lixo e virariam mais um resíduo em aterros sanitários têm um rumo diferente, a reciclagem. Então o projeto é uma reação positiva em cadeia. A população animal é beneficiada, a sociedade, o meio ambiente e também movimenta a economia das cooperativas e de famílias que vivem delas", afirma. 

Todas as tampinhas arrecadadas são vendidas para cooperativas e revertidas em castração da população de cães e gatos da capital goiana. “Para castrar um gato é necessário 120 kg de tampinhas. Já para cachorro é o dobro”, afirma Regina que iniciou as atividades em outubro de 2018 e já arrecadou mais de 20 toneladas de tampinhas e já castrou mais de 200 animais em situação de rua. 

 

Sociedade participativa

Hotel pet friendly, só no primeiro mês de arrecadação, o Hotel Go Inn Estação da Moda Goiânia, juntou 4 mil tampinhas. “Já estamos superando a última arrecadação e a estimativa é de que vamos coletar 10 mil tampinhas neste mês”, afirma o supervisor de governança do hotel, Dyonatha Rodrigues, responsável pela ação no local. 

Dyonatha diz que além dos hóspedes, pessoas da região deixam suas arrecadações com frequência. “A adesão está alta, tanto dos hóspedes quanto da população local. Já teve filho de hóspede que desceu com o copo cheio de tampinhas para poder fazer a doação. A campanha é comovente e de extrema importância e as pessoas estão colaborando”, diz. 

Segundo o supervisor, a coleta por parte do hotel supera a externa. 90% das tampinhas são as camareiras que juntam nos carrinhos que possuem um mini coletor para facilitar o depósito. "Ao todo temos 12 pessoas da governança envolvidas diretamente no projeto em prol da coleta", conta Dyonatha. Para Regina, a parceria com o hotel é importante por ser um ponto de grande circulação de pessoas e também de consumo. 

 

Tampinhas

As tampas que podem ser arrecadadas são as de potes de maionese, inseticidas, remédios, garrafas pets e até canetas. A população pode ajudar a juntar em suas casas ou mobilizar a família e amigos e deixá-las nos pontos de coleta. A tampinhas são recolhidas por Regina e armazenadas em sua garagem para depois, quando alcançarem um número significativo, seguem para venda nas cooperativas. Os animais castrados são encaminhados pelos colaboradores do projeto para adoção responsável.

Posto de coleta Hotel Go Inn Estação da Moda Goiânia

Endereço: Av. Goiás Norte (Entrada pela Av. Oeste), 2151 - Qd 2.1 Lt - Área Setor Central - Goiânia - GO, Brasil

Horário de atendimento: 24 horas

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.