Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 27-01-2020 às 06:03

Especialista dá dicas de como tornar permanente o emprego temporário

Dicas para que os candidatos possam aproveitar a oportunidade e conseguir efetivação

O especialista em Gestão de Pessoas e diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik, explica quais são as qualidades que os empresários buscam para que o contratado permaneça na empresa após o término de contr | Creditos: PixaBay

Com a chegada de datas festivas e o ano acabando, cada vez mais empresas começam a pensar em novas contratações, especialmente de colaboradores temporários. Embora a contratação seja específica para a época, muitas vezes, se houver um ótimo desempenho, podem garantir uma vaga efetiva.

O especialista em Gestão de Pessoas e diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik, explica quais são as qualidades que os empresários buscam para que o contratado permaneça na empresa após o término de contrato. “Para a maioria das empresas, existe boa chance do candidato que se destacar, mostrar interesse e gerar bons resultados, conseguir com que a vaga seja prolongada e até mesmo uma efetivação”, conta.

No entanto, até mesmo para conseguir a vaga temporária, é importante estar atento durante a entrevista.  “Algumas perguntas sobre o futuro do candidato na empresa podem surgir e é essencial tomar certo cuidado com as respostas. Se o entrevistador quiser saber sobre a vontade de permanecer na empresa, a resposta deve ser sim, sem dúvidas. Mas caso a pergunta não seja feita, o ideal é não falar sobre o assunto, pois pode gerar uma quebra de expectativa em ambas as partes”, aconselha Slivnik.

Alexandre também fala sobre quais comportamentos devem ser apresentados pelo colaborador temporário, que deve ser especialmente voltado para os resultados da empresa. “Para ter uma chance maior, essa pessoa deve se empenhar para obter resultados excelentes, motivar seus colegas de trabalho e ter energia positiva, pois essas são atitudes com potencial para torná-lo um colaborador permanente”, relata o especialista.

 

Veja abaixo uma pequena lista de atitudes que podem ajudar durante o processo:

Ser proativo: buscar ajudar a todos os colegas de trabalho e superiores, estar disponível para trabalhos difíceis e que demandam maior força de trabalho.

Aprender em todas as empreitadas: é essencial estar atento ao que as pessoas falam, fazer o possível para aprender processos e estar conectado com as estratégias da empresa.

Buscar novas ideias para incrementar o negócio: muitas vezes por ser um funcionário novo e temporário, essa pessoa pode ter medo de apresentar ideias no trabalho. Mas isso é uma ótima maneira de fazer diferença e ajudar a melhorar o desempenho do negócio, e com isso, pode fazer com que o trabalho seja mais valorizado.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.