Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 20-09-2019 às 23:15

Como cuidar de uma tartaruga

Veja como ter uma tartaruga como pet. | Creditos: Shutterstock

Tartarugas são animais bem queridos. São lentas, calmas, peculiares, interessantes e vivem por muito tempo. As tartarugas têm muitas vantagens: Não espalham pelos, não sujam muito a casa, são silenciosas e tranquilas. Existem muitos amantes de tartaruga pelo mundo, e muitos querendo virar amantes desses animais, mas ainda inseguros, sem saber como manter e cuidar de um bicho assim. Saiba mais sobre seus hábitos e os cuidados especiais que requerem.

Como Cuidar de Tartarugas Terrestres

As tartarugas terrestres são aquelas que não precisam ficar na água, como o jabuti. Elas podem ser criadas em casa, mas precisam de um espaço com terra ou grama, porque ela não caminham com facilidade em pisos e costumam enterrar seus ovos. Para se ter uma tartaruga terrestre, é preciso uma licença especial do IBAMA, pois essas espécies são protegidas por lei no Brasil. Você consegue todas as informações sobre as licenças para tartarugas terrestres no site.

A tartaruga terrestre precisa de atenção, alimentação e um local próprio pra ela descansar. Faça um pequeno viveiro onde haja exposição direta ao sol em algum momento, porque essas tartarugas precisam de seu banho de sol diário para se aquecerem (são bichos de sangue frio). O local da tartaruga deve ter tanto sol quanto sombra, pois assim a tartaruga controla sua temperatura escolhendo onde quer ficar.

Quanto à alimentação, ela é composta de frutas e verduras, eles gostam muito de folhas. Deixe a comida em um recipiente específico e troque todo o dia que a tartaruga consegue controlar bem a própria alimentação durante o dia.

Como Cuidar de Tartarugas Aquáticas

Essas são as tartarugas que precisam viver em um ambiente com água, como o cágado. Você pode cria-las em casa, mas precisa investir em um viveiro mais sofisticado, com água e terra. A maioria dos criadores compõem um aquário com água para ela nadar e uma parte seca para ela se aquecer.

As tartarugas aquáticas requerem um ambiente com esses dois elementos, que você escove seu casco pelo menos uma vez por mês para evitar que algas cresçam nele, e que a água esteja sempre limpa, o que pode ser feito com um filtro especial para aquários de tartarugas. Esteja sempre atento ao equilíbrio do viveiro da tartaruga. Nunca pode faltar água, nem o espaço seco para ela.

Muitos pet shops no Brasil vendem esses filtros especiais e também as rações para cágados, que é a alimentação mais recomendada para esse caso. A ração é mais recomendada porque ela tem todos os nutrientes que o animal precisa e também os que evitam a descalcificação do casco da tartaruga. Prefira as rações com pequenos camarões secos, a comida favorita deles. Você também pode presentear sua tartaruga com pedacinhos de frutas, se ela gostar delas.

Essas tartarugas também precisam de documentação do IBAMA para serem adotadas aqui no Brasil. Nunca compre ou adote um cágado sem essa documentação. Você pode verificar todas as documentações necessárias no mesmo endereço do que foi dado para as tartarugas terrestres.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.