Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 08-07-2020 às 00:52

Autonomia desde pequeno

O método montessoriano preza pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas das crianças

Miúda Mobília | Creditos: Tanto Mar Fotografia

Priorizando o aprendizado das crianças no seu espaço, a educadora e médica italiana Marina Montessori criou o método montessoriano, que traz uma nova visão de organização do espaço dos filhos, mas claro com limites e total segurança. A ideia é que a decoração do ambiente seja planejada para incentivar a mobilidade e enfatizar atividades sensoriais. Para ajudar nisso, muitas marcas de mobília infantil estão se adaptando à essa técnica: um desses caso é o da Miúda Mobília em Belo Horizonte, que lançou recentemente uma nova linha baseada na autonomia e segurança dos pequenos.

Para Joana do Vale Dourado, da Miúda, “o quarto inspirado na pedagogia montessoriana deve ser pensado a partir da perspectiva da criança, de forma que ela esteja segura e livre ao mesmo tempo. Os objetos para seu uso, como brinquedos, livros e roupas, devem estar ao seu alcance. Para que ela explore o quarto com independência e sem a constante supervisão de um adulto, o ambiente deve ser seguro e adaptado à sua faixa etária. A criança não precisa de muitos estímulos - ela é naturalmente curiosa. Mas alguns acessórios proporcionam uma maior interação com o espaço, como barras de apoio para os primeiros passos e espelhos. “

Várias mudanças podem ser feitas no quarto do seu filho para que ele tenha uma experiência melhor no seu ambiente, além de poder se divertir e aprender. A cama, por exemplo, precisa ser o mais baixa possível: assim, a criança pode deitar e se levantar sozinha. Isso vale também para os demais móveis, para que eles consigam interagir com o espaço, mas claro, tenha atenção à segurança. 

Tapetes é uma ótima ideia para os filhotes brincarem no chão, protegendo-as do frio e da sujeira. Quanto mais macios, melhor, pois também podem ajudar a amortecer quedas. Coloque também espelhos mais baixos, eles são muito importante nesse momento: se vendo, os pequenos conseguem ver os seus movimentos e se descobrir. Use também cores vivas, isso vale para os móveis, tapetes e toda a decoração. Elas estimulam a criatividade e são essenciais para o reconhecimento do local. 

Sobre a nova coleção da Miúda Mobília, Joana diz que “nossa ideia é que eles tragam a sensação de conforto e aconchego para criar uma relação de afeto da criança com seu quarto. Através do brincar, as crianças desenvolvem tanto suas habilidades motoras quanto as emocionais e sociais, estimulando a criatividade e a autonomia”. Entre as novas peças, ela cita a cama aLua, que foi “desenvolvida para acompanhar os primeiros passos da criança e ser uma alternativa ao berço”, a cômoda Pé de Meia, que “possui nichos que permitem à criança se apropriar do móvel e guardar seus objetos com autonomia: livros, brinquedos, roupas…”, e também o Armarinho Trevo, que “é um guarda-roupas do tamanho do usuário, feito para que a criança tenha acesso às suas roupas e possa se vestir sozinha”.

Ah, e o mais importante na hora de aplicar esse método é: dê espaço livre para o seu filho brincar. A infância é o momento crucial no desenvolvimento de uma pessoa, e é brincando que mais se aprende. Aplique todas essas dicas pensando na segurança e diversão do pequeno, pois o mais importante agora é ele se divertir.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.