Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 27-01-2020 às 04:26

Pele negra é mais suscetível ao câncer de pele. Veja cuidados!

Esse tipo de pele possui características especificas que carecem de cuidados especiais

| Creditos: PixaBay

No quesito de pele protegida naturalmente, quem sai na frente, são as mulheres negras. Em função delas terem um alto índice de melanina e colágeno, a pele fica mais protegida do sol e deixa um aspecto rejuvenescedor.

Mas, como nem tudo são flores, esse tipo de pele também precisa de cuidados especiais. Os mesmos benefícios que a genética favorece, também faz com que a pele sofra com manchas no rosto, oleosidade e foliculite. 

 

Saiba as diferenças entre a pele negra e a branca

A pele negra possui características próprias, diferentes da pele branca. Adélia Mendonça, especialista em dermocosméticos de alta performance, aponta que a principal diferença entre as duas tonalidades de pele é o alto nível de melanina e colágeno que a pele negra possui em relação a branca. “É exatamente por isso que a pele negra fica mais elástica e resistente aos aspectos negativos do tempo, como linhas de expressão, rugas, flacidez e, até mesmo, celulite.  Já a pele branca, está mais vulnerável aos efeitos da radiação solar, e, por isso, tende a desenvolver rugas e aspectos de envelhecimento precocemente”, esclarece.

Além disso, a pele negra tem maior tendência a ser mais oleosa, o que pode ocasionar mais problemas como acnes, foliculites e ter maior predisposição a quelóides. Também, por terem mais tonicidade e massa muscular, pessoas negras têm menos problemas com celulite e flacidez. 

O cuidado básico que elas têm em comum é o uso do protetor solar diário FPS 30, mas ambas as peles precisam de outros cuidados como ingestão de uma quantidade adequada de água para manter a pele hidratada, uso de cremes e outros fatores.

 

Incidência de câncer

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o tipo com maior ocorrência no Brasil e no mundo. A maioria das pessoas acham que a pele branca está mais suscetível à doença, mas, a pele negra não está imune. O sol em excesso pode ocasionar manchas que resultam na diminuição das defesas orgânicas, tornando-a mais sensível aos efeitos dos raios solares.

 

Principais cuidados com a pele negra

A pele negra precisa de alguns cuidados específicos. Adélia Mendonça aponta que ela se rompe com mais facilidade, então é preciso tomar cuidados para evitar o surgimento de estrias e usar produtos indicados para evitar a disfunção. Além disso, muitos lasers não podem ser usados nesse tipo de pele, pois podem acarretar complicações como manchas e cicatrizes. Por isso, é imprescindível tomar cuidado ao escolher tratamentos para a pele, e sempre ser orientado por profissionais.

Outra característica importante é que a pele negra do rosto costuma ser mais oleosa e a do corpo mais seca, assim, é necessário usar produtos diferentes para cada parte do corpo. Para o rosto, produtos como hidratantes e anti-aging devem ser oil-free.

Adélia Mendonça lista alguns produtos imprescindíveis na rotina skincare de uma pele negra:

Protetor solar - esqueça esse discurso de que a pele negra não precisa de protetor, isso é MITO. Assim como a pele clara, a proteção é a mesma. Além de proteger, o filtro solar ajuda a clarear as manchas causadas pelo sol e deixa a pele hidratada.

Cremes anti-idade – “A pele negra tende a ser mais oleosa e isso pode ocasionar acne e foliculites”, comenta a especialista. Dessa maneira, a partir dos 40 anos, as mulheres já podem começar a usar cremes para combaterem as rugas e linhas de expressão. 

Esfoliantes – Para retirar a pele morta e as impurezas, é essencial fazer uma limpeza durante o banho com um creme esfoliante. Ele ajuda a deixar a pele com um aspecto mais liso e suave.

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.