

O segredo é investir em suas habilidades e escolher objetivos que possam ser cumpridos a curto prazo
Publicado em: 01-12-2019 11:52hs | Fonte: Portal Rosa Choque / Camila Ribeiro.
O mais importante é não elencar metas impossíveis, investir naquilo que somos bons e conseguiremos cumprir rapidamente. | Creditos: PixaBay
Já é cultural: o ano e vira e lá estamos nós com listinhas de metas. Porém, nem sempre as cumprimos. Estamos a poucos dias de mais um ano findar, temos menos de um mês, será que ainda é possível cumprir algo? Como podemos agir para escolher nossos alvos?
A psicóloga e coach, Rejane Calixto, responde essas perguntas. Segundo a especialista a culpa de toda essa procrastinação está no fato de cultivarmos o hábito de "planejar muito e realizar pouco". O mais importante é não elencar metas impossíveis, investir naquilo que somos bons e conseguiremos cumprir rapidamente.
"É necessário um autoconhecimento, a pessoa precisa conhecer os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, para desenvolver algumas competências necessárias no decorrer do caminho. É possível realizar metas desde que sejam metas de curto prazo e alcançáveis. O meu conselho é que a pessoa escolha algo que realmente vai impactar a sua vida".
Chegando lá ...
Você tem alguns dias até 31 de dezembro chegar. Conheça cinco passos para cumprir algumas metas até o ano terminar:
1 - Revise seu caderninho: volte lá no começo do ano e relembre quais metas você escolheu para cumrpir em 2019. Aquelas que ainda não foram finalizadas e podem ser cumpridas a curto prazo são um bom alvo para esses próximos dias.
2 - Metas possíveis: nada de tentar emagrecer 20 kilos em 15 dias, metas impossíveis que colocarão sua saúde física e emocional em risco. Invista em metas que dependerão de habilidades nas quais você é bom, isso o ajudará a chegar lá.
3 - Curto prazo: como o tempo é pequeno, então, escolha pontos que possam ser ticados da sua lista rapidamente.
4 - Plano de ação: faça um plano de ação, pensando em como vai cumprir cada passo até chegar ao objetivo final.
5 - Saia da zona de conforto: a zona de conforto é o pior lugar para quem deseja cumprir algo novo. Fuja dela! O melhor lugar para se estar é onde há movimento e as coisas acontecem, mesmo que seja difícil no começo, você irá se fortalecer e desenvolver novas habilidades.
Disciplina: sua melhor amiga!
Não adianta ser religioso no cumprimento das metas só nos primeiros meses e dar aquela relaxada no resto do ano. A disicplina é sua melhor amiga para chegar onde deseja. Essa habilidade é muito importante para terminar o ano com tudo "ok" e aquela sensação de dever cumprido.
Para 2020, nada de zona de conforto! O melhor lugar para viver realizações é no confronto, enfrentando o processo para vencer. A coach, ensina como não deixar a listinha de metas no esquecimento:
- Faça a sua listinha de acordo com os seus desejos, sendo assim ela fica mais fácil de ser atingida.
- Lembre para onde você está caminhando e para quê. Quando a gente deseja muito uma coisa colocamos foco e energia naquilo que queremos. O importante é você saber para onde você está caminhando e não desistir do seu objetivo.
- Faça um plano de ação e utilize a ferramenta SMART. Saber o que vai fazer e como vai facilitar a meta para não cair no esquecimento.
0 Comentários