Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 14-12-2019 às 11:11

Fim de ano: ainda é possível cumprir alguma meta?

O segredo é investir em suas habilidades e escolher objetivos que possam ser cumpridos a curto prazo

O mais importante é não elencar metas impossíveis, investir naquilo que somos bons e conseguiremos cumprir rapidamente.  | Creditos: PixaBay

Já é cultural: o ano e vira e lá estamos nós com listinhas de metas. Porém, nem sempre as cumprimos. Estamos a poucos dias de mais um ano findar, temos menos de um mês, será que ainda é possível cumprir algo? Como podemos agir para escolher nossos alvos? 

A psicóloga e coach, Rejane Calixto, responde essas perguntas. Segundo a especialista a culpa de toda essa procrastinação está no fato de cultivarmos o hábito de "planejar muito e realizar pouco". O mais importante é não elencar metas impossíveis, investir naquilo que somos bons e conseguiremos cumprir rapidamente. 

"É necessário um autoconhecimento, a pessoa precisa conhecer os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, para desenvolver algumas competências necessárias no decorrer do caminho. É possível realizar metas desde que sejam metas de curto prazo e alcançáveis. O meu conselho é que a pessoa escolha algo que realmente vai impactar a sua vida".

 

Chegando lá ...

Você tem alguns dias até 31 de dezembro chegar. Conheça cinco passos para cumprir algumas metas até o ano terminar:

1 - Revise seu caderninho: volte lá no começo do ano e relembre quais metas você escolheu para cumrpir em 2019. Aquelas que ainda não foram finalizadas e podem ser cumpridas a curto prazo são um bom alvo para esses próximos dias. 

2 - Metas possíveis: nada de tentar emagrecer 20 kilos em 15 dias, metas impossíveis que colocarão sua saúde física e emocional em risco. Invista em metas que dependerão de habilidades nas quais você é bom, isso o ajudará a chegar lá.

3 - Curto prazo: como o tempo é pequeno, então, escolha pontos que possam ser ticados da sua lista rapidamente.

4 - Plano de ação: faça um plano de ação, pensando em como vai cumprir cada passo até chegar ao objetivo final. 

5 - Saia da zona de conforto: a zona de conforto é o pior lugar para quem deseja cumprir algo novo. Fuja dela! O melhor lugar para se estar é onde há movimento e as coisas acontecem, mesmo que seja difícil no começo, você irá se fortalecer e desenvolver novas habilidades.  

 

Disciplina: sua melhor amiga!

Não adianta ser religioso no cumprimento das metas só nos primeiros meses e dar aquela relaxada no resto do ano. A disicplina é sua melhor amiga para chegar onde deseja. Essa habilidade é muito importante para terminar o ano com tudo "ok" e aquela sensação de dever cumprido.

Para 2020, nada de zona de conforto! O melhor lugar para viver realizações é no confronto, enfrentando o processo para vencer. A coach, ensina como não deixar a listinha de metas no esquecimento:

- Faça a sua listinha de acordo com os seus desejos, sendo assim ela fica mais fácil de ser atingida.

- Lembre para onde você está caminhando e para quê. Quando a gente deseja muito uma coisa colocamos foco e energia naquilo que queremos. O importante é você saber para onde você está caminhando e não desistir do seu objetivo.

- Faça um plano de ação e utilize a ferramenta SMART. Saber o que vai fazer e como vai facilitar a meta para não cair no esquecimento.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.