Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 17-11-2019 às 05:46

Biblioteca Estevão de Mendonça é finalista em prêmio nacional de fomento à leitura

A iniciativa consiste em levar ações e atividades da Biblioteca Estevão de Mendonça a diferentes municípios e comunidades sem acesso aos livros e leitura

O Biblioteca Itinerante consiste em levar ações e atividades da Biblioteca Estevão de Mendonça a diferentes municípios | Creditos: Ahmad Jarrah

O projeto Biblioteca Itinerante da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um dos finalistas da 4ª edição do Prêmio Retratos da Leitura, promovido pelo Instituto Pró-Livro, organização sem fins lucrativos focada em ações de fomento à leitura e à difusão do livro. Desde 2016, quando foi criado o projeto, já foram realizadas aproximadamente 50 ações em Mato Grosso com alcance de cerca de 40 mil pessoas. Nesse período, foram entregues gratuitamente mais de 15 mil livros à população.

O Biblioteca Itinerante consiste em levar ações e atividades da Biblioteca Estevão de Mendonça a diferentes municípios e comunidades sem acesso aos livros e leitura. A equipe viaja de ônibus ou van, percorrendo o Estado para distribuir livros e realizar oficinas, jogos lúdicos, contação de histórias e outras atividades de estímulo à leitura, além de fazer a distribuição de livros.

Para Helena Maria da Costa, gerente de Livro e Leitura da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, estar entre os finalistas já é motivo de comemoração, considerando que o projeto concorre com iniciativas bem sucedidas de todo país. “É um reconhecimento do trabalho em equipe e em rede que estamos realizando em parceria com as bibliotecas e municípios do interior. Nestes três anos, o projeto se tornou sustentável e se consolidou como um importante trabalho social que leva cultura e conhecimento para as pessoas”.

Além da Biblioteca Estevão de Mendonça, Mato Grosso é representado pelo município de Juína com o ‘Programa Arte, Leitura e Cultura: Uma Bela Mistura!’, também finalista na categoria Bibliotecas.

Prêmio Retratos da Leitura

Com o objetivo de valorizar e difundir ações de formação de leitores e estímulo à leitura, o Prêmio Retratos da Leitura recebeu neste ano mais de 200 inscrições e classificou 42 iniciativas em todo país, sendo 12 projetos na categoria Bibliotecas, ao qual concorre a Biblioteca Estevão de Mendonça. As outras categorias são Cadeia produtiva do livro, Organizações da sociedade civil e mídias.

Os vencedores serão conhecidos nesta segunda-feira (04.11), em São Paulo. Ao todo, serão escolhidos três ganhadores em cada categoria. Todos os finalistas receberão o selo IPL Retratos da Leitura, e os vencedores levam também o Prêmio IPL para casa.

Para mais informações sobre o prêmio acesse o site do Instituto Pró Livro.

Serviço

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizada na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá. O funcionamento ao público é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Telefone: (65) 3613-9240/9230.

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.