Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 06-12-2019 às 08:32

Começa hoje a mostra competitiva do 7º Tudo Sobre Mulheres

Filmes da mostra competitiva | Creditos: Divulgação

Começa hoje a mostra competitiva do 7° Festival Tudo Sobre Mulheres – festival de cinema feminino. O evento ocorrerá às 19 horas, no Cine Teatro Cuiabá. Paulo Monarco e Luisa Lamar comandam o Pocket Show, e na sequência será exibido o primeiro, dos 31 filmes que estarão em cartaz, nas categorias curta e média, até o dia 31 de outubro, em dois lugares Cult, sendo o Cine Teatro e o Cine Clube Coxiponés. A realização é da Cumbaru Produções Artísticas, dirigido por Danielle Bertolini, que assina a curadoria.

Diriti de Bdè Burè (doc., GO)

Sinopse: Diriti de Bdè Burè é um documentário etnobiográfico que, relaciona o presente com o passado para criar e pensar o futuro, projetando luz sobre a vida de uma mulher mestra ceramista Karajá que, luta pela preservação de sua língua e o modo de fazer de seu povo. Mostra que a postura da indígena Diriti pelo fazer Ritchoko tem um capital social fundamental para o desenvolvimento da vida individual buscando sua própria subsistência econômica na medida em que esta postura também altera a própria coletividade ao transmitir saberes que mantém a cultura preservada. Assim, a feitura da boneca pode ser identificada como possibilidade de manutenção da cultura do povo Karajá juntamente com a subsistência das mulheres sempre numa lógica de busca de reconhecimento ao mesmo tempo em que prescinde da redistribuição.

Ficha Técnica: Direção e roteiro: Silvana Beline/ Produção Executiva: Silvana Beline/ Produtora: Beline Filmes/ Fotografia: Matheus Leandro/ Montagem: Matheus Leandro.

Bodas (fic., RJ)

Sinopse: "No dia da comemoração dos seus 50 anos de casada com Caio (Othon Bastos), Dora (Suzana Faini) resolve agir guiada por seu verdadeiro desejo. Um desejo que vai mudar os rumos de suas vidas." Ficha Técnica: Direção: Alexia Maltner/ Roteiro: Renata Mizhari/ Produção executiva e produtora: Amanda Lima/ Fotografia: Daniel Leite/ Direção de arte: Maíra Carvalho/ Montagem: Bruno Kraucher/ Trilha sonora:

 Guaxuma (ani., BR-FR)

Sinopse: Eu e Tayra crescemos juntas na praia de Guaxuma. O sopro do mar me traz boas lembranças. Ficha Técnica: Direção, Roteiro, Direção De Arte, Animação e Locução: Nara Normande. Produtores: Livia de Melo, Damien Megherbi, Justin Pechberty/Direção de Fotografia: Maíra Iabrudi, Pedro Sotero, Jean Louis Padis/Direção de Produção: Livia de Melo, Amanda Guimarães, Justin Pechberty/Montagem: Eduardo Serrano/Preparação de elenco: Maeve Jinkings/Edição de Som e Trilha Sonora: Normand Roger/Mixagem: Emmanuel Croset Animadores: Pedro Iuá, Abi Feijó, Tânia Duarte, Diego Akel, Sylvain Derosne, Clémence Bouchereau, Julien Laval, Sofia Gutman, Aurore Peuffier, Mélody Boulissière, Anne-Lise Nemorin, Gervaise Duchaussoy/Arte Gráfica: Clara Moreira/Produtoras: Vilarejo Filmes e Les Valserus (co-produção Brasil-França).

La Flaca (Doc. USA-MEX.)

Sinopse: La Flaca é um filme sobre a Arely Vazquez, uma mulher Mexicana transexual e líder do culto á Santa Muerte em Queens, Nova Iorque. Durante a celebração anual á Santa Muerte ("La Flaca" como ela chama carinhosamente), Arely enfrenta vários desafios para poder cumprir com a promessa que ela fez há dez anos. Ficha Técnica: Direção e roteiro: Adriana Barbosa e Thiago Zanato/ Produção Executiva: Thiago Zanato / Produtora: En Caliente Films + Not for Sale Films / Fotografia: Alejandro Mejia/ Dir. Arte:Arely Vazquez/ Montagem: Rodrigo Carneiro/ Trilha sonora: Thiago Zanato e Max Blum.

Véu de Amani (Fic. DF)

Sinopse: Amani é uma garotinha paquistanesa que mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni. Ficha Técnica: Direção e Roteiro: Renata Diniz/ Produção Executiva: Daniela Marinho/ Produtora: Inspira Conteúdo Audiovisual/ Fotografia:Emília Silberstein/ Direção de Arte: Sara Nodah/ Montagem: Sérgio Azevedo/ Trilha sonora: Iara Gomes.

A Bolsa (Fic., SP)

Sinopse: Maria vive em São Paulo. Após sair de uma entrevista de emprego, decide comprar uma bolsa que mais tarde revela não ser um acessório comum. Seduzida pela misteriosa bolsa e tomada pela ganância, Maria percebe que tudo tem um preço. Ficha Técnica: Direção: Deborah Perrotta, Jason Tadeu, Marcela Cardoso/ Roteiro: Deborah Perrotta, Denise Chaves, Jens Gabriel Munck, Daniel Diniz/ Produção Executiva: Daniel Diniz, Jens Munck/ Produtora:New Skull Cinema/ Fotografia:Diego Rodrigues, Letícia Abdo/ Direção de Arte: Marcela Cardoso/ Montagem: Letícia Abdo, Jason Tadeu, Deborah Perrotta/ Trilha sonora: Daniel Maia

 Alfazema (Fic., RJ)

Sinopse: É carnaval e Flaviana vive um difícil dilema; como se livrar do boy que se recusa a sair de seu chuveiro? Ficha Técnica: Direção e Roteiro: Sabrina Fidalgo. Fotografia: Julia Zakia. Montagem: Bia Medeiros. Som: Vitor Kruter. Produção Executiva: Marcus Vinicius Ribeiro, Cavi Borges.

COMISSÃO JULGADORA DA MOSTRA DE CINEMA

Fernanda Solon

É comunicadora formada pela Universidade Federal de Mato Grosso, habilitada em Rádio e TV e pós-graduada em Gestão Cultural, com ênfase em cultura, desenvolvimento e mercado. É produtora audiovisual e cultural há quase 10 anos no mercado independente. Curadora das três edições da Mostra Sesc de Cinema, da edição 2018 do Festival Tudo Sobre Mulheres e da Mostra de Cinema Negro. Foi analista de audiovisual no Sesc Arsenal é atualmente é Assessora de Cultura e Lazer do Sesc Mato Grosso.

João Carlos Bertoli Cineasta formado em Cinema pela FAAP– SP –1995; Sócio-proprietário da produtora de audiovisual Lamiré Cinema e Vídeo Ltda, com ampla experiência atuando como Roteirista, Diretor e Diretor de fotografia. Direção de Fotografia do curta metragem “Le Mur” – de Severino Neto (2014); Direção de fotografia do Longa “Nenhures” – de Amauri Tangará (2014); Direção de Fotografia dos documentários “De volta pra casa” e “Filhos da Lua na Terra do Sol”, de Danielle Bertolini (2015 e 2016); Roteirista e Diretor do curta metragem “Sua vida é você quem faz” (2015); Diretor de Fotografia do Telefilme Documentário “As cores que habitamos” – Direção de Maria Thereza Azevedo - em fase de finalização.

Keiko Okamura

Como produtora Audiovisual atua no mercado há 25 anos, formada em Comunicação Social – Rádio e TV pela Universidade Federal de Mato Grosso, atuou como diretora de produção e de programação do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá em 15 Edições, e em diversas produções cinematográficas de São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro produzidos em Mato Grosso como Produtora Local, como produtora trabalhou em diversos filmes mato-grossenses e como produtora comercial em diversas produtoras em Cuiabá. Como formação em Produção Cultural atua também como gestora cultural, na elaboração de projetos, produção e captação de recursos nos segmentos de literatura, artes cênicas, artes visuais, artesanato, música e dança e na produção de eventos culturais.

Luiz Borges

É mato-grossense, Graduado em Administração de Empresas na Machado Sobrinho, em Juiz de Fora, MG, mestre em cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, e doutor no Programa de Pós Graduação em Sociedade, Desenvolvimento, Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinar da Universidade de Brasília. Idealizador, produtor e curador do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá que se encontra em sua 20ª edição. De 1992-98, quando supervisor do Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso, promoveu a aquisição do acervo foto-cinematográfico do cinegrafista armênio Lázaro Papazian. Servidor técnico-administrativo da UFMT, professor universitário da Universidade de Cuiabá e Faculdade Afirmativo, realizou seus trabalhos iniciais em vídeo em SP: Linhas Cruzadas (1988) e Arca de Nois (1989)

Marithê Azevedo

Cineasta, roteirista, propositora de poéticas urbanas. Doutora em Artes Cênicas pela USP. Prêmio Melhor documentário brasileiro no Femina, Festival Internacional do Cinema Feminino, por Memórias Clandestinas. Prêmio Intercom melhor pesquisa de mestrado em Cinema por Imagens da Cidade: vídeo e história em construção. Roteirizou e dirigiu mais de 30 vídeos para a educação, dirigiu uma série em 7 episódios para a GNT, roteirizou e dirigiu 4 curtas de ©cção, 2 documentários longos e 5 documentários curtos. Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, ECCO/UFMT. Atuou como jurada do VIII TALLER DE GUION, del XI BOLIVIA LAB. Atualmente conclui o documentário “As cores que habitamos” e tem finalizado o roteiro para longa-metragem de ficção Religare, selecionado pelo Minc para desenvolvimento de roteiro e selecionado e premiado pelo Bolivia Lab e pelo Lab Visões Periféricas.

POCKET SHOW - Lamba Trans  e  Paulo Monarco

Lamba trans

Luisa Lamar inseriu-se na música em 2007 através do projeto “Pra-Ti-Cu-Tu-Cá” realizado no Sesc Arsenal de Mato Grosso porém apenas com 18 anos realmente inicia sua trajetória musical. A partir de 2016 Luisa passa a participar de eventos culturais no município de Cuiabá com o projeto musical “LAMBATRANS”, projeto que trata da inclusão social de pessoas em estado de vulnerabilidade social através da diversidade musical brasileira e internacional, com enfoque na cultura regional. O projeto fala, principalmente, do processo transitório de existência e resistência travestis, que vai dos palcos undergrounds da música eletrônica e do burlesco às regiões marginalizadas e interioranas.

 

Paulo Monarco é compositor, cantor e instrumentista que conduz sua música através de melodias, harmonias e ritmos do interior do Brasil. Nascido em Minas Gerais e criado no Mato Grosso, garimpa expressões folclóricas do centro do Brasil as cruzando com manifestações do mundo. Traduz em suas canções e violão um universo híbrido, num permanente laboratório musical experimental, sendo uma espécie de ponte conectora da tradição do Brasil profundo com a aldeia global contemporânea. Nesta sétima edição do Tudo Sobre Mulheres as noites iniciarão com música, sempre às 19h, com pocket shows de Luisa Lamar, Paulo Monarco, CravoCanel, Laura Paschoalick, Jéssica Sabiá, Banda Coronela, Hendson Santana. O show de encerramento será com Estela Ceregatti, e participação especial do Coral Desvendar a Voz, do Sesc, com regência também de Estela Ceregatti..

OS ESPAÇOS DO FESTIVAL

Assim, nesta 7ª edição conta-se com dois espaços de realização privilegiados na capital: O Cine Clube Coxiponês e o Cine Teatro Cuiabá - equipamentos culturais de referência na cidade. O Cine Clube Coxiponês, espaço integrante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é reconhecidamente um centro de formação e fomento ao trabalho audiovisual no Estado. No local serão realizadas todas as oficinas, mostra homenagem (Débora Ivanov) e a roda de conversa “Mulheres do Audiovisual Mato Grossense”. No Cine Teatro Cuiabá, espaço tradicionalmente reconhecido pelo povo cuiabano e centro que acolhe diversas formas de manifestações culturais e artísticas (Atualmente é a sede da MT Escola de Teatro) vai receber, pela primeira vez, os filmes selecionados para a mostra competitiva do Tudo Sobre Mulheres, dentro de uma sala apropriada acusticamente e com confortáveis poltronas para o público. Recebe-se também neste espaço: pocket shows, lançamento de livros, rodas de conversa, painel e performances.

HOMENAGEM

     Como em todos os anos de realização do evento, dedica-se uma homenagem a uma mulher representativa da cena audiovisual brasileira. Em 2019, a grande homenageada será a produtora Débora Ivanov. Espera-se que o TUDO SOBRE MULHERES possa deixar a sua marca, de modo positivo e otimista. A intenção é proporcionar uma reflexão saudável, que dá voz às diferentes mulheres e principalmente, disseminar o respeito sob os diversos olhares em torno do FEMININO.

PATROCÍNIO, PARCEIROS E APOIADORES

O Festival conta com o patrocínio do Shopping Estação Cuiabá. São parceiros na premiação a Academia Internacional de Cinema, O 2 Play, Elo Company- Distribuidora Audiovisual, Mistika, c/as 4atro. 

Assinam como apoiadores do evento,  o Cine Clube Coxponés, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT,  Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá, Secretaria de Estado de Cultyura, Esporte e Lazer-SECEL, Sala da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso-ALMT, Cine Teatro Cuiabá, Portal Rosa Choque, Cena Onze,, Fato Educacional, MTO2, Aline Wendpap, Molêra Flmes,Genius, Instituto Ana Bugs,Cafe Ína,Carline Caniato Editorial, Pequi,  Kinin, Procev, Cult!, Dona Car, Cuktura 90.7, Canal Brasil, Ninja,  Armazém Mamur, Natural Club- Alimentação Saudável, Galeto Cuiabano, Talavera, Pé de Picolé, Choppão, Raposa Vegana, Associação Cultural Flor Ribeirinha, Hotel Delmond. 

VEJA MAIS

29/10 (Terça-feira)

Local: Cine Teatro Cuiabá

 16:00

·         Roda de Conversa – Protagonismo Feminino nas Artes: Integrantes da Banda Coronela, Carulina Roelis, Pacha Ana,Tatiana Horevitch, Juliana Capilé.

 

19h

Pocket Show com CravoCanel e Laura Paschoalick

2ª Noite da Mostra Competitiva

30/10 (Quarta-feira)

Local: Cine Teatro Cuiabá  

16h

·         Roda de Conversa - Gordofobia com o Corpo Gordo Feminino no Audiovisual: Maria Luisa Jimenez Jimenez, Ivana Guimarães, Camila Marques Delgado.

 

18h

·         Lançamento do livro”Passagem Estreita, de Divanize Carbonieri (Ed. Carlini e Caniatto)

 

19h

·         Pocket Shows (Jéssica Sabiá e Banda Coronela) 

·         3ª Noite da Mostra Competitiva. 

 

31/10 (Quinta-feira)

 

Local: Cine Teatro Cuiabá 

 

14:30

·         Coletiva de Imprensa: Com Manuela D’Ávilla e Benedita da Silva

 

Local: Cine Teatro Cuiabá - 15h às 17h

·         Painel - Protagonismo Feminino na Política: Janaína Riva, Benedita da Silva, Rosa Neide Sandes de Almeida, Manuela D’ávila. 

 

17h

·          Lançamento dos Livros “Revolução Laura” e “Por que Lutamos - Um Livro Sobre Amor e Liberdade” (Manuela D' Ávila). 

 

19h

·         Pocket Show com Hendson Santana

·         Homenagem à Débora Ivanov 

·         Cerimônia de Premiação (Mostra Competitiva)

·         Show de Encerramento com Estela Ceregatti, com participação especial do Coral Desvendar a Voz (Sesc)

Outras informações acesse o sitehttp://www.tudosobremulheres.com

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.