Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 20-11-2019 às 08:02

Seu cãozinho também sonha! Veja curiosidades sobre cachorros

Essas curiosidades te farão amar ainda mais seu amigo de quatro patas

Especialista lista algumas curiosidades sobre o pet que vão te ajudar a entender ainda mais seu amigo de quatro patas. | Creditos: PixaBay

Se você tem um ou mais cachorros em casa, com certeza já se pegou pensando sobre como eles podem ser tão espertos e amorosos. Conhecido mundialmente como o melhor amigo do homem, esse pet ganha o coração de cada vez mais pessoas por causa do seu companheirismo e relação com os humanos. Segundo Marcio Barboza, médico-veterinário e gerente técnico pet da MSD Saúde Animal, conhecer o seu animal e entender suas características é importante para aumentar os laços com o pet e personalizar os seus cuidados.

 

Abaixo o especialista lista algumas curiosidades sobre o pet que vão te ajudar a entender ainda mais seu amigo de quatro patas:

1: Cães suam pelas patas: nossos amigos não possuem glândulas sudoríparas pelo corpo como nós. Por isso, eles usam a língua para se refrescar, colocando-a para fora quando estão com calor. Mas, o que pouca gente sabe é que os coxins, as famosas almofadinhas das patas, também suam e têm importante papel de controle da temperatura do pet.

 

2: A temperatura corporal deles é diferente da nossa:  já que o assunto é calor, você sabia que os cães têm uma variação térmica de 38° a 39°C?  Por isso, tendem a sentir mais calor do que nós durante os dias mais quentes.

 

3: Seu focinho é sua impressão digital: cada cachorro carrega em seu nariz um padrão único de linhas, assim como acontece com a ponta dos nossos dedos. 

 

4: Roer para dentes limpinhos: seu pet ama ganhar um ossinho? Saiba que esse comportamento é tido por alguns especialistas como um traço evolutivo da espécie canina, que o adotou para limpeza dos dentes. Mas cuidado: nunca dê ossos muito pequenos para seu pet, pois há o risco de engasgo e sufocamento. 

 

5: SOS pulgas: poucas pessoas sabem, mas nossos pets podem pegar pulgas e carrapatos até dentro de casa. Esses parasitas, que podem transmitir uma série de doenças – para eles e para nós -, podem entrar nas nossas roupas e sapatos e se alojar em nossos amigos. Por isso, cuidado! Mantenha seu cachorro sempre protegido com soluções de longa duração.

 

6: Eles veem cores, sim: com certeza você já deve ter ouvido a hipótese de que cães enxergam tudo em preto e branco. Porém, alguns recentes estudos mostram que é um mito dizer que os cachorros não enxergam cores: eles conseguem ver cores, mas em tonalidades diferentes das que vemos devido ao fato de terem menos tonalidades nas retinas do que nós.

 

7: Podem ficar doentes com picada de insetos: assim como nós sofremos com a transmissão de doenças por insetos, os nossos pets também podem adquirir problemas de saúde dessa forma. A leishmaniose é uma deles, e inclusive vem crescendo significativamente no Brasil. Esta doença, que também pode ser transmitida a nós humanos por meio da picada dos mosquitos, é facilmente prevenida com o uso de coleiras repelentes. Na dúvida, consulte o seu médico-veterinário.

 

8: Eles também sonham:  você já observou o seu amigo dormindo e mexendo o rabinho ou as patas alguma vez? Saiba que ele provavelmente estava sonhando. Alguns estudos vêm mostrando que os pets têm ondas de movimentos cerebrais durante o sono, o que significa que podem sim estar sonhando. Outras pesquisas vão além e dizem que os animais sonham com o que acontece no dia a dia deles. Curioso (e fofo), não é?

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.