Jornal Rosa Choque
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Cuiabá - MT, 17-11-2019 às 08:16

Na terceira idade a alimentação saudável é imprescindível

Longevidade saudável é de suma importância. A nossa articulista, Crislene Santos, nutricionista, especialista em segurança dos alimento fala, nesta edição, sobre o assunto e dá importantes dicas. Tome nota!

Os hábitos de vida e o comportamento alimentar são fatores determinantes para um bom envelhecimento | Creditos: shuterstok

Em qualquer idade uma boa alimentação é fundamental para a qualidade de vida.  Na terceira idade ela se torna imprescindível para a manutenção da saúde. Então para atingir a vida longa e saudável que tanto almejamos vamos falar um pouco sobre longevidade saudável.

A genética tem um papel fundamental no processo da longevidade, porém os hábitos de vida e o comportamento alimentar são fatores determinantes para um bom envelhecimento. Estudos mostram que cerca de 25% da longevidade depende da herança genética, no entanto, os outros 75% são fatores que dependem do estilo de vida, como: alimentação, práticas de atividade físicas, fumo, bebidas alcoólicas, estresse.

Dentre as principais mudanças fisiológicas do envelhecimento temos as alterações no paladar, na estrutura dos ossos, nas articulações e na visão. Mas mesmo diante das limitações impostas pela idade, é possível ter uma vida mais saudável, com a adoção de algumas medidas preventivas que amenizem os problemas causados no organismo pela passagem dos anos.

Comer bem é uma delas e também é o segredo mais antigo para se ter saúde. Os hábitos alimentares diários devem ser ricos em frutas, hortaliças, legumes e cereais integrais, alimentos esse que são fontes de vitaminas, minerais antioxidantes e fitoquímicos, que atuam combatendo a ação dos radicais livres (princípio ativo do envelhecimento).

 

CONFIRA ENTÃO ALGUMAS DICAS PARA QUE SUA VIDA SEJA LONGA E SAUDÁVEL:

●     Prefira uma dieta com redução de gordura, sal e açúcar;

●     Consuma ao dia pelo menos cinco porções de frutas e prefira aquelas que sejam fáceis de levar na bolsa - como laranja, maçã, morango, goiaba, banana. Quanto maior a variedade, mais nutrientes diferentes você dá para o seu organismo.

●     Controle seu consumo de água e deixe o corpo sempre bem hidratado, uma conta certeira para saber a sua necessidade por dia é calcular seu peso e multiplicar por 40 (ex: se eu peso 64 kg meu consumo mínimo de água deve ser 2,56 litros/dia)

●     Para aguçar o paladar e tornar as preparações mais atraentes e saborosas use temperos e condimentos naturais como cebola, alho, orégano, alecrim, manjericão, curry, canela…;

●     Evite alimentos muito industrializados, refinados e embutidos, que oferecem poucos nutrientes e grandes quantidades de conservantes, corantes e aromatizantes artificiais.

 

E já que os RADICAIS LIVRES é um dos principais ativos que agem no envelhecimento devemos neutralizá-los e o melhor modo de neutralizar os danos causados por radicais livres é a ingestão de uma dieta rica em alimentos com ação antioxidante, amplamente encontrados na natureza, especialmente nos produtos vegetais como:

●     AVEIA: fonte de fibras, como a betaglucana, além de ser um cereal altamente energético;

●     ALHO: rico em alicina;

●     AZEITE DE OLIVA EXTRAVIRGEM: fonte de antioxidantes fenólicos;

●     SUCO DE UVA: contém altas concentrações de antioxidantes fenólicos (catequina, epicatequina, resveratrol);

●     CACAU: fonte de epicatequinas e catequinas, de efeito antioxidante;

●     OLEAGINOSAS (nozes, castanhas, avelã, amêndoas): ricas em gorduras insaturadas e substâncias antioxidantes;

●     SOJA: fonte natural de isoflavonas;

●     TOMATE: fonte de licopeno;

●     LINHAÇA: rica em ômega 3, lignana e fibras.

 

Espero que as dicas sejam úteis, e lembre-se nós somos a melhor pessoa que nosso corpo precisa!!!

 

* Crislene Santos
Nutricionista, especialista em segurança dos alimento e gestora de empresa.

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