Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 20-11-2019 às 08:04

7º Tudo Sobre Mulheres, abertura oficial no Shopping Estação

O evento  nasceu como Festival de Cinema Feminino  e ao longo do tempo, segundo sua idealizadora Danielle Bertolini,  o seu conceito foi evoluindo e hoje conta com uma programação cultural integrada.

Na ilustração, a arte de Ruth Albernaz Silveira sobre Maria Taquara, ícone mato-grossense que ilustra a sétima edição do "Tudo Sobre Mulheres" | Creditos: Reprodução arte do TSM

O Festival Tudo Sobre Mulheres, realizado tradicionalmente em Chapada dos Guimarães, acontece pela primeira vez em Cuiabá. Essa é só uma das novidades do evento, que será aberto oficialmente neste domingo, dia 20, às 13h30, no Taste Label do Shopping Estação, com uma roda de samba formada, exclusivamente, por sambistas mato-grossenses, que faz parte da programação integrada da mostra de cinema. A programação acontece até o dia 31 de outubro, gratuitamente. 

Conforme  explicou Danielle Bertolini, idealizadora, diretora e curadora da mostra,  para fazer jus ao nome, "Tudo sobre mulheres" o projeto que inicialmente era só festival de cinema feminino, começou a abarcar outros segmentos artísticos,  inserindo a música, o teatro, a dança e aliteratura. Em 2019, a programação está contemplando além dos filmes da  mostra,   lançamento de livros, roda de conversas, painéis, oficinas, performance, e muita música visando a  valorização artística mato-grossense.  Danielle deixa claro o caminho que é a busca  de  “se debater através da arte de uma forma lúdica de tudo o que envolve o universo feminino”, frisou.

GRANDE HOMENAGEADA

Dentro do festival, serão exibidos no período de  21 e 31 de outubro, no CineClube Coxiponés e Cine Teatro Cuiabá, 31 filmes selecionados. Em 2019, a grande homenageada do “Tudo sobre mulheres” será a produtora Débora Ivanov. Espera-se que possa deixar a sua marca, de modo positivo e otimista. A intenção é proporcionar uma reflexão saudável, que dá voz às diferentes mulheres e principalmente, disseminar o respeito sob os diversos olhares em torno do feminino. Paralelamente, acontece também uma mostra homenagem  à Debora Ivanov, produtora executiva e ex-diretora da Ancine (Agência Nacional de Cinema), com destaque para produções já consagradas como ‘Que Horas Ela Volta?’ e ‘Chega de Saudade’.

ESTAÇÃO ROSA

Dentre os destaques do Estação Rosa evento musical da abertura,  a cantora Deise Águena, que é a produtora desta parte da programação integrada, e também integra o time seleto das cantoras da terra. Ela é coordenadora da Comissão de Cultura, de uma das mais influentes organizações femininas, a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá,  instituição que é também apoiadora do "Tudo sobre mulheres". Deise  lembra que “desde que surgiram os primeiros batuques, a presença feminina tem sido fundamental para perpetuação dessa cultura”. As que comandam a roda: Andréa Rosa (cavaco e voz); Bia Scaff (pandeiro); Deize Aguena (voz); Fátima Campos (voz); Ju Grisólia (violão e voz); Mônica Campos (surdo e voz); Sandra Regina (voz);las embalarão a tarde com o que há de melhor no samba. "Um sonho que está sendo realizado", frisa Deise, destacando ser admiradora do "Tudo sobre Mulheres", e que desde o ano passado sua parceria é ativa com a iniciativa.

Além da roda de samba e, é lógico, da mostra de cinema que reúne produções que contemplam o universo feminino, a edição deste ano tem uma programação diversificada. Serão realizadas oficinas,  já com vagas esgotadas,  pocket shows e  rodas de conversa, que já fazem parte da história do Festival. Um dos temas que será debatido é ‘O Protagonismo Feminino na Política’, que trará à Cuiabá Manuela D’ávila e Bendedita da Silva, dois ícones femininos da política brasileira. O painel terá ainda a participação de dois nomes importantes da política regional – a Deputada Estadual, Janaína Riva, e a Deputada Federal, Rosa Neide Sandes.

A MOSTRA CINEMATOGRÁFICA

Pela primeira vez o "Tudo sobre mulheres" é sediado na capital, mas preservando sua essência. O festival sempre vai reunir, como sempre, produções audiovisuais com temáticas femininas. “Questões importantes como a diversidade LGBTQ+, a diversidade de etnias, nacionalidades e características marcam os filmes selecionados em 2019”, destaca Danielle Bertolini.

Foram selecionados 31 filmes, que serão exibidos, a partir do dia 28, em dois diferentes locais - no Cine Teatro Cuiabá e no Cineclube Coxiponés. A maior parte desses filmes estará na mostra competitiva, sob a avaliação de um júri especializado e também do público, que também poderá escolher os vencedores em oito categorias diferentes, entre elas, a de melhor filme, melhor filme universitário e melhor filme de estreia.

Para Danielle Bertolini, O TSM, que já faz parte do calendário nacional de eventos cinematográficos,  já se consolidou como um instrumento de valorização, empoderamento e visibilidade das mulheres no audiovisual brasileiro e, para esta sétima edição, a expectativa dela é grande. “ A intenção é proporcionar uma reflexão saudável, capaz de dar voz às diferentes mulheres e disseminar o respeito sob os diversos olhares em torno do feminino”.

A realização é da Cumbaru Produções Artísticas com o patrocínio do Shopping Estação Cuiabá. São parceiros na premiação a Academia Internacional de Cinema, O 2 Play, Elo Company- Distribuidora Audiovisual, Mistika, c/as 4atro. Danielle Bertolini resume em uma  palavra a definição da realização do Tu"do Sobre Mulheres em 2019", e ela  é “Resistência” – ir em frente mesmo quando muitos festivais e mostras de cinema estão sendo cancelados ou adiados no Brasil, fazer o que é possível e viável junto aos parceiros (e são muitos os que acreditam, investem e acreditam na arte e cultura brasileira). Resistir enquanto houver público, resistir enquanto houver brilho nos olhos e resistir por amor ao cinema! Vida longa ao audiovisual e cultura brasileira! 

Apesar dos desafios, Danielle destaca que o fato de ter "mudado de casa" trouxe grandes surpresas, referindo-se a mudar o evento da cidade de Chapada dos Guimarães para Cuiabá, isso porque o "Tudo Sobre Mulheres", em sua avaliação cresceu.

APOIADORES

Assinam como apoiadores do evento,  o Cine Clube Coxponés, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT,  Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá, Secretaria de Estado de Cultyura, Esporte e Lazer-SECEL, Sala da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso-ALMT, Cine Teatro Cuiabá, Portal Rosa Choque, Cena Onze,, Fato Educacional, MTO2, Aline Wendpap, Molêra Flmes,Genius, Instituto Ana Bugs,Cafe Ína,Carline Caniato Editorial, Pequi,  Kinin, Procev, Cult!, Dona Car, Cuktura 90.7, Canal Brasil, Ninja,  Armazém Mamur, Natural Club- Alimentação Saudável, Galeto Cuiabano, Talavera, Pé de Picolé, Choppão, Raposa Vegana, Associação Cultural Flor Ribeirinha.

PROGRAMAÇÃO GERAL

No site www.tudosobremulheres.com você terá acesso a toda programação do "Tudo sobre Mulheres". Basta um clique para ficar por dentro.

20/10 (Domingo)

Local: Taste Label do Shopping Estação Cuiabá - 13h30 até 15h

  •  Lançamento do Festival com Roda de Samba “Estação Rosa” 

 

21 a 25/10 (Segunda a Sexta Feira) - Etapa de Formação: Oficinas

  • Cinema de Guerrilha: Produção Audiovisual para baixo e baixíssimo orçamento

Local: Cineclube Coxiponés - Sala Névio Lotufo -  21 e 22/10. 8h às 12h 

 

  • Curso de Crítica Cinematográfica: Primeiras Ferramentas para leitura de cena

Local: Instituto de Linguagens (UFMT) - Sala 37 - 22 a 25/10.  19h às 21:30

 

  • Curso de Oratória e Expressão Pessoal 

Local: Cineclube Coxiponés - Sala Névio Lotufo -  23 e 24/10. 19h às 22h

 

  • Curso: Mulheres no cinema brasileiro 

Local: Cineclube Coxiponés - Sala Névio Lotufo - 23 a 25/10. 08h às 12h 

 

28 a 31/10 - Mostras de Cinema, Rodas de Conversa, Pocket Shows, Painel e Lançamento de Livros

 

Dia 28/10

 Local: Cine Teatro Cuiabá -  19h

  • Abertura do Festival TUDO SOBRE MULHERES 2019 com Pocket Show (Paulo Monarco e Luisa Lamar)

  • Início da Mostra Competitiva. 

 

29/10 (Terça-feira)

 

Local: Cine Teatro Cuiabá

 16:00

  • Roda de Conversa – Protagonismo Feminino nas Artes: Integrantes da Banda Coronela, Carulina Roelis, Pacha Ana,Tatiana Horevitch, Juliana Capilé.

 

19h

Pocket Show com CravoCanel e Laura Paschoalick

2ª Noite da Mostra Competitiva

 

30/10 (Quarta-feira)

Local: Cine Teatro Cuiabá  

16h

  • Roda de Conversa - Gordofobia com o Corpo Gordo Feminino no Audiovisual: Maria Luisa Jimenez Jimenez, Ivana Guimarães, Camila Marques Delgado.

 

18h

  • Lançamento do livro”Passagem Estreita, de Divanize Carbonieri (Ed. Carlini e Caniatto)

 

19h

  • Pocket Shows (Jéssica Sabiá e Banda Coronela) 

  • 3ª Noite da Mostra Competitiva. 

 

31/10 (Quinta-feira)

 

Local: Cine Teatro Cuiabá 

 

14:30

  • Coletiva de Imprensa: Com Manuela D’Ávilla e Benedita da Silva

 

Local: Cine Teatro Cuiabá - 15h às 17h

  • Painel - Protagonismo Feminino na Política: Janaína Riva, Benedita da Silva, Rosa Neide Sandes de Almeida, Manuela D’ávila. 

 

17h

  •  Lançamento dos Livros “Revolução Laura” e “Por que Lutamos - Um Livro Sobre Amor e Liberdade” (Manuela D' Ávila). 


 

19h

  • Pocket Show com Hendson Santana

  • Homenagem à Débora Ivanov 

  • Cerimônia de Premiação (Mostra Competitiva)

  • Show de Encerramento com Estela Ceregatti, com participação especial do Coral Desvendar a Voz (Sesc)

Serviço

7º Tudo Sobre Mulheres

21 a 31 de Outubro

Local: Cine Clube Coxipones, Cine Teatro Cuiabá

 

 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.