Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 20-11-2019 às 08:25

Conheça os pilares para uma vida saudável

A nutricionista Crislene Santos fala sobre a saúde do futuro, que segundo ela surge na expectativa de abrandar dolorosas estatísticas de pessoas que no Brasil são diagnosticadas com doenças crônicas não transmissíveis

Comportamento Alimentar é um dos pilares destacados pela nutricionaista | Creditos: shuterstok

Vivemos um mundo dinâmico e todos os dias notícias novas surgem causando um inchaço de informações nas nossas mentes. As informações sobre saúde não escaparia dessa revolução e a cada dia novas pesquisas surgem, estudos ecoam e blogueiros falam sobre o assunto.

Nós, como bons humanos que somos, mergulhados neste mar de informações  trazemos para nossas vidas novos hábitos e fórmulas milagrosas a fim de alcançar a cobiçada saúde. Mas porque será que mesmos diante de tantas informações, tecnologias e hábitos saudáveis mais de 50 milhões de pessoas no Brasil são diagnosticadas com doenças crônicas não transmissíveis mostrando que a saúde da população anda doente (censo do PNS/ IBGE).

A saúde do futuro surge na expectativa de abrandar essa dolosa estatística e a cada dia vem estreitando e ocupando espaço entre profissionais e população. Na bandeira da saúde do futuro temos como principal proposta os cuidados com o indivíduo, retirando o foco das doenças e das restrições, com isso a base se torna de preventiva e não apenas de tratamento de doenças.

Nos pilares desta bandeira novos conceitos surgem e serão norteadores dos cuidados com o indivíduo humano, vamos falar um pouco de cada um deles:

a)    Autoconhecimento: profissionais devem estimular e população buscar aprofundamento neste importante tema, pois quanto mais nos conhecermos e respeitarmos nossas reais necessidades saberemos entender o que nos causa bem-estar;

b)    Movimentar-se: vem para desmistificar os conceitos de atividade física, nele iremos atender ao que faz bem e causa resultados na vida das pessoas e isso não tem limite vai do yoga ao crossfit;

c)    Sono: devemos respeitar essa nossa necessidade fisiológica e atendendo-a iremos conspirar para um mundo menos estressados, menos mal humorados e mais tolerantes.

d)    Comportamento Alimentar: alimentar-se sem medo, sem culpa e principalmente sem restrições. Quando saboreamos, respeitamos costumes, cultura e principalmente o processo de apreciação dos alimentos, degustamos corretamente e vamos atingir a saciedade de forma correta.

e)    Estímulos: respirar, sentir, cuidar são atos que nos aproximam de um bem estar compactual no qual sentimos nosso corpo respeitando-o e realimentando-o de energias positivas;

f)     Espiritualidade: é a última de nossa lista, mas não menos importante. Se trata de entender os sinais que a vida nos dar, pois ter a espiritualidade aguçada nos faz ter vontade de mudar enquanto a vida está acontecendo.

Entender e atender a suas necessidades pessoais é um dos caminhos para um bem-estar completo e de saúde. Não esqueça, a saúde do futuro não abre mão do ser humano.

Crislene Santos
Nutricionista, especialista em segurança dos alimento e gestora de empresa

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.