Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 16-10-2019 às 03:51

Entenda a diferença entre gosto e sabor

Para auxiliar na identificação, leia este “guia” para facilitar a definição do que é gosto ou sabor

As definições de gosto e sabor são sempre utilizadas para explicar a sensação do paladar após a ingestão de um alimento. | Creditos: PixaBay

As definições de gosto e sabor são sempre utilizadas para explicar a sensação do paladar após a ingestão de um alimento. Muitas vezes até parecem sinônimos, mas não são, já que cada um tem as suas particularidades e funções diferentes. Para auxiliar na identificação, o Comitê Umami preparou um “guia” para facilitar a definição do que é gosto ou sabor. Confira a seguir.

 

O que é gosto?

Doce, salgado, azedo, amargo e umami. Esses são os cinco – e únicos – gostos que o paladar humano consegue identificar. E é a partir dessa informação que conseguimos definir a sensação que temos ao ingerir um alimento. A identificação de cada um deles é feita pelos receptores presentes nas papilas gustativas que, ao notarem qual é o gosto, enviam a informação para o cérebro.

 

O que é sabor?

Segundo publicação da revista britânica Nature, Berry Smith, professor da Escola de Estudos Avançados de Londres, explica que o sabor, para ser definido, envolve diversos detalhes. “Ele é o resultado da integração multissensorial do olfato, tato e paladar. Além disso, situações externas podem ser determinantes para a percepção dos sabores, como humor, sons e, até mesmo, a iluminação do ambiente”. Já o especialista Stuart Firestein, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, em vídeo publicado pelo site americano Big Think, comenta que a temperatura e a consistência dos alimentos também são fundamentais. “Você não aprecia um alimento liso ou escorregadio quando a sua expectativa, em relação a ele, não é essa”.

 

Como diferenciar gosto e sabor em poucos minutos

Faça o teste a seguir e entenda a diferença entre os dois conceitos:

- Pegue uma bala;

- Tape o nariz;

- Coloque a bala na boca e permaneça com o nariz tapado;

- Mastigue a bala por alguns segundos;

- Depois destape o nariz.

Em um primeiro momento, com o nariz tapado, é possível apenas sentir o gosto doce. Quando destapado, é possível sentir o sabor da bala (morango, uva, hortelã, entre outros), já que existe a interação ente o paladar e o olfato.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.