Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 22-09-2019 às 05:52

Atividade física ajuda a prevenir e aliviar dor nas costas

A prática do pilates, por exemplo, é um forte aliado quando há dor nas costas, pois melhora a postura e a condição física, além de tonificar os músculos

“É fundamental sempre observar a evolução da prática dos exercícios, avaliar a intensidade e realizar possíveis ajustes, extraindo o melhor resultado dentro das possibilidades individuais de cada um”, recomenda o educador físico. | Creditos: Divulgação

A dor nas costas, seja ela causada por má postura, tensão ou problemas na coluna, é uma das queixas mais comuns e atinge um grande número da população brasileira. Ao contrário do que muitos imaginam, o exercício físico é um forte aliado para prevenir ou melhorar essas dores, desde que proposto e feito com a orientação de um especialista.

Rafael Oliveira, educador físico da SELFIT Academias, indica quais são as atividades mais recomendadas para quem deseja manter uma rotina de exercícios e lidar com o desconforto.

Importante consultar um médico ortopedista antes de iniciar qualquer atividade física, e também contar com o acompanhamento de um profissional capacitado para direcionar o treino de acordo com as necessidades do aluno.

“É fundamental sempre observar a evolução da prática dos exercícios, avaliar a intensidade e realizar possíveis ajustes, extraindo o melhor resultado dentro das possibilidades individuais de cada um”, recomenda o educador físico.

 

Confira abaixo as atividades mais indicadas para aliviar as dores nas costas:

Alongamento

É essencial a orientação de um profissional para o alongamento geral ou específico, antes e após, para os grupos musculares exigidos no programa de treinos.

 

Exercícios aeróbicos

Os mais recomendados dentre eles são a corrida e bicicleta ergométrica, desde que a pessoa não tenha nenhuma questão de saúde que possa ser impactada com essas atividades. Importante lembrar que é bom tomar cuidado com exercícios de maior impacto, como a corrida.

 

Musculação

É uma boa opção para quem tem problemas na coluna, mas é essencial realizar um treino com equilíbrio para não exercitar mais um grupo muscular do que outro. Importante estar atento também à postura durante a execução dos exercícios para não ter nenhum tipo de complicação quando começar ou finalizar.

 

Pilates

É um forte aliado quando há dor nas costas, pois melhora a postura e a condição física, além de tonificar os músculos. 

 

Exercícios na água

A natação e a hidroginástica são atividades indicadas para prevenção e melhoria das dores nas costas por serem aeróbicos de baixo impacto e aliviarem o peso do corpo sobre a coluna.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.