Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 22-09-2019 às 05:53

“O educador pode interromper o ciclo da violência sexual”, afirma terapeuta

Isabel Passos fará a palestra principal do 1º Simpósio Quebrando o Silêncio, nesta quinta-feira (22.08), em Cuiabá

Quais os comportamentos mais comuns identificados em crianças ou adolescentes que são vítimas de violência? | Creditos: PixaBay

Em Mato Grosso, as denúncias de abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes registraram um aumento de 49%, nos quatro primeiros meses de 2019, segundo o “disque 100”. De acordo com dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), foram registradas 67 denúncias de janeiro a abril de 2018. No mesmo período, em 2019, ocorreram 95 registros. Ano passado, o “disque 100” recebeu 280 denúncias somente aqui de Mato Grosso.

A terapeuta Isabel Passos acredita que os professores, coordenadores e diretores de escolas tenham um papel importante na identificação de possíveis vítimas de violência. Passos é pedagoga, especialista em Psicoterapia Sistêmica de Família, Casal e Indivíduo. Com formação em terapia sexual sistêmica, pela Escola de Milão, na Itália, e mestranda em Psicologia Social pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, de Petrolina (PE), Isabel Passos fará a palestra principal do 1º Simpósio Quebrando o Silêncio, que será realizado nesta quinta-feira (22.08), a partir das 19h, em Cuiabá, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. 
 

Quais os comportamentos mais comuns identificados em crianças ou adolescentes que são vítimas de violência?

Crianças e adolescentes estão mais suscetíveis a sofrer violência psicológica, física e sexual. Quando são vítimas desses abusos, apresentam baixo rendimento escolar, podem se isolar ou se tornarem agressivas. Também desenvolvem distúrbios alimentares (compulsão ou falta de apetite) e problemas relacionados à insônia ou excesso de sono. No caso específico da violência sexual, a criança pode demonstrar uma curiosidade sexual excessiva, exposição frequente da genitália e conhecimento sexual inapropriado para a idade.


De que forma o educador pode contribuir para identificar uma possível vítima?

Os professores, coordenadores e diretores de escolas devem estar atentos às mudanças de comportamento. O educador tem uma posição privilegiada de acesso ao coração de seus alunos, por isso, ele pode interromper o ciclo da violência sexual. O professor precisa ser sensível e estar disposto a escutar, a ponto das crianças e adolescentes se sentirem seguros e à vontade para contar sobre os abusos que por acaso estejam sofrendo.

 

Como esse educador pode orientar os pais das vítimas de violência?

Aproximando-se dos pais para informar, conscientizar e orientá-los a respeito de como abordar seus filhos. Caso a criança já tenha passado por alguma violência, é importante que o educador se informe e leia especificamente sobre o assunto. O professor pode compartilhar com os pais informações de como está o comportamento da criança ou do adolescente no dia a dia. Se for o caso, o educador deve buscar apoio nas políticas públicas, que conta com profissionais adequados e preparados para dar um apoio eficaz. E, claro, é importante manter a completa discrição do caso para que os pais consigam estabelecer uma relação de confiança.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.