Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 22-09-2019 às 06:46

Cuiabá recebe palestra e oficina fotográfica

Atividades gratuitas são parte da programação do 13º Prêmio New Holland de Fotojornalismo, que conta com exposição itinerante no MISC

A palestra e a oficina, ministradas pelos dois fotógrafos juntos, serão formadas por discussões e atividades sobre construção documental | Creditos: PixaBay

Cuiabá, em Mato Grosso, receberá uma programação especial de fotografia. Os profissionais José Medeiros e Sérgio Ranalli vão realizar nos dias 16 e 17 de agosto palestra e oficina fotográfica, atividades que fazem parte da 13ª edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo. As ações gratuitas serão realizadas no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC), no mesmo período da Semana do Patrimônio Histórico pelos 300 anos de Cuiabá.

A palestra e a oficina, ministradas pelos dois fotógrafos juntos, serão formadas por discussões e atividades sobre construção documental, vertente da fotografia que explora de forma aprofundada uma cultura, ambiente, pessoas ou posições históricas, por exemplo. 

Sul-mato-grossense, José Medeiros começou a fotografar aos 16 anos e sempre demonstrou profundo interesse na cultura popular brasileira. Sua missão fotográfica e antropológica, marcada sempre pela postura questionadora e polêmica, convida a refletir sobre as questões existenciais humanas. Tem publicações em jornais, sites, revistas e é vencedor de diversos prêmios, além de realizar mostras nacionais e internacionais. Em 2014 publicou o livro O Pantanal de José Medeiros. Três anos depois, foi a vez de Andanças: Reportagens pelos confins de Mato Grosso.

Já o paranaense Sérgio Ranalli foi o vencedor do 12º Prêmio New Holland de Fotojornalismo. Fotógrafo desde 1998, é formado em Jornalismo e já venceu o prêmio Porto Seguro Fotografia, hoje chamado de Prêmio Brasil, e foi finalista do Prêmio Conrado Wessel. Também conquistou o primeiro lugar no Prêmio Fiep de Jornalismo, categoria Fotojornalismo, e participou de exposições em diversos países da América Latina e na sede da Unesco, em Paris. No Brasil fez quatro exposições individuais: “Áfricas Invisíveis” (Brasília), “Retratos do Haiti” (São Paulo); “Fronteira Invisível” (Londrina); e “Cores da Solidão” (São Paulo).

A exposição itinerante do 13º Prêmio New Holland de Fotojornalismo está presente no MISC. Aberta desde o dia 13 de junho, a mostra é gratuita e vai até 26 de agosto. Essa edição do Prêmio, que reuniu as melhores fotografias do campo da América do Sul, recebeu 3.040 imagens inscritas. Ele é um projeto cultural realizado pela Mano a Mano Projetos, apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e patrocinado pela New Holland e Banco CNH Industrial. A exposição itinerante conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e do MISC de Cuiabá.

Para se inscrever, clique aqui. Vagas limitadas.

 

Serviço:

13º Prêmio New Holland de Fotojornalismo
Palestra documental
Quando: 
16 de agosto (sexta-feira)
Horário: 19h
Onde: MISC
Rua Voluntários da Pátria, 79, esquina com 7 de Setembro, Centro, Cuiabá (MT)
Gratuito

 

Oficina fotográfica
Quando: 
17 de agosto (sábado)
Horário: 9h
Onde: MISC
Gratuito

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.