Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 15-09-2019 às 09:24

Peça sobre o feminismo movimenta cena artística em Minas

Apresentação faz parte do "Projeto Recitais" aberto a toda comunidade, oferece ao público momentos diferenciados de lazer e fruição

Espetáculo teatral “Somos todas Simone de Beauvoir”. | Creditos: Luciano Luppi

Na próxima quarta-feira, dia 14 de agosto de 2019, às 19h30, o Centro Cultural UFMG recebe as artistas Fernanda Botelho, Ivana Andrés e Kátia Assis para a apresentação do espetáculo teatral “Somos todas Simone de Beauvoir”. O texto é de Ivana Andrés e Luciano Luppi, que também dirige a peça. A entrada é gratuita e integra a programação do projeto Recitais. Classificação: 14 anos. 

Manifestações de mulheres em países e épocas distintas homenageiam Simone de Beauvoir, a grande pensadora e romancista que serviu como referência para a luta pelos direitos das mulheres. 

Várias mulheres, algumas conhecidas e outras anônimas, aparecem, uma a uma, vindas detrás de um tapume com grafites alusivos à luta feminista e fazem uma contundente confissão, um depoimento franco ou um protesto radical. 

As personagens contracenam com a plateia de acordo com o seu contexto e o público será provocado pelas falas da burguesa arrependida, Käthe Kollwitz, trans, Malala Yousafzai, Monica Lewinsky, Rosa de Luxemburgo, Rosa Parks, Lisístrata, Frida Kahlo, Maria de Penha e Simone de Beauvoir. No final, a celebração através de um bloco de carnaval com samba enredo alusivo à grande escritora francesa. 

Um espetáculo direto, político, brechtiano, que propõe provocar a reflexão através de confissões contundentes e abertas. Algumas músicas fazem o comentário lúdico do tema exposto, como Brecht costumava usar em suas montagens. Iluminação e trilha sonora fazem a ligação entre as diversas cenas. 
 

Projeto Recitais 

O projeto Recitais, aberto a toda comunidade, oferece ao público momentos diferenciados de lazer e fruição. Voltado para apresentações artísticas, literárias e cênicas musicais, este é um espaço vasto às experimentações das artes verbais e performáticas.  Localizado no hall superior do Centro Cultural UFMG, o projeto acontece todas as quartas-feiras, às 19h30. Um convite especial a um momento de lirismo, poesia e sensibilidade ao entardecer em um espaço físico privilegiado - intimista e delicado. As apresentações têm por objetivo divulgar trabalhos inéditos ou ainda pouco conhecidos de poetas, músicos, atores ou daqueles que transitam por linguagens híbridas e inovadoras nos campos sonoros e expressões corporais. Escutar, sentir e participar também faz parte da construção dessa tessitura expressiva e poética. O espaço, as janelas e as portas estão abertos a esse momento de sentimento e emoção. Sejam bem-vindos! 
 

Serviço :
Centro Cultural UFMG 
Av. Santos Dumont, 174 – Centro 
Belo Horizonte – MG 
(31)3409-8290 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.