Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 22-08-2019 às 20:46

Avós: a parte mais doce da infância

Netos que crescem com a participação ativa dos avós possuem menos chance de desenvolver transtornos psicológicos

Avós contribuem diretamente com desenvolvimento dos netos. | Creditos: PixaBay

É impressionantes como os avós marcam nossa memória afetiva. Não há como citar minha infância sem encontrá-los em algum momento. Meus avós são aqueles parceiros mesmo que, como bons amigos, foram até onde a vida lhes permitiu, acompanhando passo a passo os acontecimentos e celebrando cada conquista. 

Sou muito privilegiada. Cresci passando os dias na casa dos meus avós maternos que, infelizmente, já estão mais por aqui e com a inseparável companhia da minha avó paterna, dona Almerinda, que é muito mais que avó, melhor amiga e sim um verdadeiro exemplo de vida. Desconheço alguém que ame tanto a vida quanto essa senhorinha. Aos 82 anos, ela continua espalhando alegria por onde passa, cultiva bons relacionamentos e é super ativa. 

Quem tem a sorte de crescer com seus avós possui muitos ganhos, até a Ciência comprova. Estudos recentes apontam que netos com laço emocional próximo dos avós são mais generosos, possuem menos chances de desenvolver transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, e até o aproveitamento escolar é diferenciado. 

O ganho, na verdade, é mútuo porque os avós também se beneficiam ao participar ativamente da vida dos netinhos. Eles conquistam muito mais bem-estar quando comparado aqueles que são distantes do crescimento dos netos, envelhecem com sensação de significado, identidade e finalidade, além de ter menos chance de sofrer Alzheimer e outras formas de doenças congnitivas.

Você também guarda com amor suas lembranças com seus avós? Compartilhe conosco nos comentários abaixo, queremos conhecer essa doce parte da sua vida. 

 

* Camila Ribeiro é jornalista e faz parte da equipe do Portal Rosa Choque. 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.