Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 21-07-2019 às 11:44

Cuidados com a pele e lábios no inverno

Dermatologistas dão dicas de saúde e beleza

Durante a estação mais fria do ano é preciso alguns cuidados para evitar ressecamento da pele.   | Creditos: PixaBay

Durante a estação mais fria do ano é preciso alguns cuidados para evitar ressecamento da pele.  

“A partir da avaliação de um dermatologista podem ser indicados para face produtos que melhorem a hidratação já que a pele tende a ficar ressecada e sensível quando estamos expostos a temperaturas mais baixas”, destaca o dermatologista Dr. André Braz, que dirige clínica e centro de estudos com seu nome no Rio de Janeiro.   

Uma das áreas que requer cuidados específicos são os lábios.  “É importante destacar que a pele que reveste os lábios tem uma camada de queratina muito mais fina do que a pele facial, e isso faz com que sempre recomendemos cuidados específicos. É muito importante a utilização diária de fotoprotetores labiais(filtro solar específico) diariamente ( em qualquer época do ano) para prevenir o ressecamento, fissuras e lesões.  Além disso, é importante lubrificar e hidratar frequentemente os lábios ao longo do dia, isso evita que o lábio fissure ao menor estiramento”, explica Dr. André Braz.  

“A pele fica sim mais seca durante o inverno. Isso porque a temperatura cai e o clima tende a ficar mais seco, então é comum que haja perda da umidade natural do corpo. Essa perda é que faz nossa pele ficar ressecada, os lábios racharem e até mesmo a pele do rosto descascar um pouquinho. Sei que com frio a gente tende a tomar menos água, mas é super importante manter a hidratação nesse período. Os cremes hidratantes também ajudam a repor o que é perdido. Os banhos quentes devem ser evitados, pois eles podem ressecar ainda mais a pele”, destaca Dra. Mônica Fialho, dermatologista que dirige a clínica Barraskin no Rio de Janeiro.   

“Principalmente nessa época do ano vale usar e abusar dos hidratantes. Aposte nos produtos de hidratação profunda e tenha um para cada área do corpo, lábios e rosto. Não é indicado usar o hidratante corporal por exemplo no rosto, pois podem surgir espinhas já que são mais ‘oleosos’. Uma dica: aplique o hidratante assim que sair do banho. Esse é  melhor momento, já que a pele ainda está úmida e isso faz com que a absorção seja mais rápida e eficaz. É importante que um dermatologista prescreva os produtos mais indicados para o paciente, avaliando suas necessidades e tipo de pele”, detalha Dra. Mônica.  

Dr. André Braz indica para o período de inverno a realização de alguns tratamentos de saúde e beleza da pele. “Recomendo peeling, lasers e também procedimentos de clareamento de manchas de pele no rosto.   É fundamental sempre a consulta com dermatologista para avaliação e prescrição personalizadas.”

A dermatologista Daniela Neves, que dirige clínica em Belo Horizonte (MG) apresenta dicas para uma pele mais bonita e hidratada no inverno.  Confira:  

- “Defina o seu aquecedor para a configuração mais baixa que seja confortável e use um umidificador, especialmente à noite. Isso irá substituir a umidade do ar que é sugada pelo calor interno seco. O umidificador ajuda a hidratar a pele seca e acalma os lábios rachados, a garganta seca e as fossas nasais”.

- “Aplicar uma loção hidratante rica que contém ingredientes como a glicerina, que ajuda a manter a umidade em sua pele, e prestar atenção especial às suas mãos, pés, cotovelos e joelhos”, explica Dra. Daniela. 

- “Banho rápido e água morna.   Deve-se evitar sabonetes potentes e não usar bucha”, alerta a dermatologista.  

- “Aplique uma loção para o corpo rico imediatamente após o banho para bloquear a umidade. Aplique novamente antes de sair e antes de ir para a cama. Procure ingredientes como a glicerina, que retém a umidade da pele e combate a desidratação”. 

- “Pernas, pés e cotovelos tendem a ficar mais ressecados.  Mantenha-os bem hidratados”.

- Hidratantes labiais devem fazer parte da rotina diária. “O segredo é repetir várias vezes durante o dia, usar antes de dormir, usar antes de escovar os dentes (o dentifricio tem ação irritativa em lábios ressecados)”, indica a dermatologista.  

- Um dos fatores mais comuns que causam a pele seca é a aplicação freqüente de sabonetes inadequados. “O tipo de sabão pode ter um grande impacto na pele seca. O sabão é um emulsificante que remove óleos na pele. Quanto mais frequentemente a pele é esfregada com sabão, mais óleo é removido, resultando em pele mais seca. O uso excessivo de sabonetes pode piorar a pele seca”, detalha Dra. Daniela Neves.  

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.