Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 22-09-2019 às 23:37

Confira receita de pamonha recheada com queijo coalho e linguiça

Dica dá um gosto especial à tradicional receita de São João.

pamonha recheada com queijo coalho e linguiça. | Creditos: Shutterstock

Não é difícil encontrar gente de várias partes do Brasil em Parauapebas, sudeste do Pará. Essa mistura de sotaques tem uma explicação: o lugar é conhecido como a cidade das oportunidades. O setor mineral, maior gerador de emprego, com cerca de 40 mil diretos e indiretos, é o principal atrativo. Por isso pessoas de todas as regiões do país se encontram aqui.

Essa reunião faz de Parauapebas uma cidade com uma cultura diversificada. Tem influência direta na música, dança moda, na culinária. Gente que vem de longe, traz a receita e que conquista o povo pelo paladar, inclusive nesta época do ano da quadra junina, quando receitas tradicionais do São João ganham um toque diferente.

Este é o caso de David e da Valdete. Goianos, eles chegaram a Parauapebas há vinte e cinco anos. O casal começou a vender pamonha na feira. O negócio deu tão certo que o casal aumentou a produção e também acrescentou outros ingredientes à receita tradicional e é justamente a pamonha apimentada com linguiça que iremos aprender a fazer agora.

Para fazer seis pamonhas, você vai precisar de dezoito espigas de milho verde, 200 ml  de óleo de soja, 300 gramas de linguiça enroladinha, 200 gramas de queijo coalho, cebolinha picada, sal e molho de pimenta a gosto. Você vai usar ainda a palha do milho, linha de crochê e uma tesoura.

Quando estiver retirando a palha do milho usando uma faca, faça um corte no lado do caule da espiga, descarte as três primeiras palhas e demais separe.

Com as espigas todas sem as palhas é hora de ralar o milho. David usa um ralador industrial, mas você também pode usar modelo feito de forma artesanal.

Na panela com o milho ralado acrescente o óleo, a cebolinha, o sal e o molho de pimenta. Misture  bem e reserve. É hora de fritar a linguiça já cortada no tamanho que será usado na pamonha. Com a linguiça frita, é hora de montar a pamonha.

Dobre a palha do milho e as pontas para que fique no formato de um copo. Acrescente o milho ralado já temperado, a linguiça frita e a fatia do queijo. Com outra palha, faça o mesmo procedimento para fechar a pamonha. Use mais duas palhas de milho para reforçar o pacote e amarre a pamonha usando a linha de crochê.

Com todas as pamonhas amarradas, leve ao fogo em água fervente por quarenta minutos. Para servir, desembrulhe a pamonha.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.