Jornal Rosa Choque
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Cuiabá - MT, 21-07-2019 às 10:46

Adquira saúde mental praticando atividade física

Nos últimos anos, pesquisas também descobriram que a participação esportiva pode afetar positivamente sua saúde mental

Você já sabe que os esportes são benéficos para sua saúde física? | Creditos: PixaBay

Você já ouviu falar que alguém melhorou da depressão após iniciar um esporte? Ou que seu estado emocional mudou após começar a correr por exemplo? Veja aqui como a prática esportiva age no cérebro das pessoas: Melhora o humor; Aumenta a concentração: Reduz o estresse e depressão; Melhora a qualidade do sono; Auxilia a manter o peso saudável; Melhora a Confiança; Estimula Liderança; e Ajuda no desempenho escolar

Você já sabe que os esportes são benéficos para sua saúde física. Mas há mais boas notícias para quem pratica: nos últimos anos, pesquisas também descobriram que a participação esportiva pode afetar positivamente sua saúde mental. Veja as 7 principais alterações do bem:

 

1) Esportes melhoram seu humor

Quer uma explosão de felicidade e relaxamento? Envolva-se em uma atividade física. Se você está praticando esportes, malhando na academia ou fazendo um passeio rápido, o esporte provoca a liberação de substâncias químicas cerebrais que fazem você se sentir mais feliz e relaxado. Os esportes coletivos, em particular, oferecem também a possibilidade de se envolver em um desafio satisfatório que melhora sua condição física. Eles também fornecem benefícios sociais, permitindo que você se conecte com colegas de equipe e amigos em um ambiente de lazer.

 

2) Os esportes melhoram sua concentração

Atividade física regular ajuda a manter suas principais habilidades mentais afiadas e reguladas, o que com a idade tendem a diminuir. Isso inclui pensamento crítico, aprendizado e bom senso. Costumo recomendar uma mistura de atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular pois é especialmente mais produtivo. Pesquisas também já comprovaram que participar de atividade esportivas de três a cinco vezes por semana por pelo menos 30 minutos podem fornecer esses benefícios para melhorar a concentração e inclusive a memória!

 

3) Esportes reduzem o estresse e a depressão

Quando você é fisicamente ativo, sua mente é distraída dos estressores diários. Isso pode ajudá-lo a evitar ser prejudicado por pensamentos negativos. O exercício reduz os níveis de hormônios do estresse em seu corpo. Ao mesmo tempo, estimula a produção de endorfinas. Estes são elevam os hormônios naturais geradores de bom humor que podem manter o estresse e a depressão à distância. As endorfinas também tendem a deixá-lo mais relaxado e otimista após um treino intenso. Acredito que mais pesquisas de qualidade são necessárias para determinar a relação entre esportes e depressão, mas costumo recomendar como receita médica inicial após uma consulta: fazer esporte é o melhor remédio para qualquer tristeza e tensão!

 

4) Esportes melhoram os hábitos de sono

Esportes e outras formas de atividade física melhoram a qualidade do sono. Eles fazem isso ajudando você a adormecer mais rapidamente e aprofundar seu sono (fase do sono onde fazemos a reparação de tecidos, cicatrização e sedimentamos informações. Dormir melhor pode melhorar sua visão mental no dia seguinte, assim como melhorar seu humor. Apenas tome cuidado para não praticar esportes muito tarde no dia. As práticas noturnas algumas horas antes de dormir podem deixar algumas pessoas com muita energia dificultando pegar no sono à princípio. Neste caso, troque o horário do esporte.

 

5) Esportes ajudam você a manter um peso saudável e adequado

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)* recomendam a participação esportiva como uma maneira saudável de manter o peso. Esportes individuais, como corrida, ciclismo e musculação são formas particularmente eficazes de queimar calorias e / ou construir músculos. Manter-se dentro de uma faixa de peso recomendada reduz a probabilidade de desenvolver diabetes, colesterol alto e hipertensão, dentre outras doenças.

 

6) Esportes aumentam sua autoconfiança

O exercício regular que vem com a prática de esportes pode aumentar sua confiança e melhorar sua autoestima. À medida que sua força, habilidades e resistência aumentam com a prática de esportes, sua autoimagem também melhora. Com o vigor renovado e energia que vem da atividade física, você tem mais probabilidade de ter sucesso em tarefas diárias e no trabalho devido ao seu autocontrole e reforço positivo estar em alta!

 

7) Os esportes estão ligados a traços de liderança

Os esportes coletivos, como futebol, beisebol e basquete, são locais de reprodução para características de liderança. Estudos realizados em escolas secundárias revelam uma correlação entre a participação esportiva e as qualidades de liderança. Por causa da oportunidade de treinar, competir, ganhar ou perder juntos, as pessoas envolvidas em esportes estão naturalmente mais inclinadas a adotar uma “mentalidade de equipe” no local de trabalho e em situações sociais. A mentalidade da equipe leva a fortes qualidades de liderança ao longo do tempo principalmente a desenvolver a pró atividade.

 

8) Benefícios mentais para as crianças

Os esportes podem beneficiar as crianças de muitas maneiras que beneficiam os adultos. A maior diferença é que quando as crianças começam a participar de esportes em tenra idade, elas são muito mais propensas a permanecer ativas à medida que envelhecem. Acredito que participar de um esporte em equipe melhora o desempenho acadêmico/ escolar e resulta em mais participação na escola, além de melhorar em alguns casos inclusive a timidez.

 

O que manter em mente

Alguns esportes coletivos populares, incluindo futebol, vôlei e basquete por exemplo geralmente devido ao contato físico resultam em lesões. Lesões esportivas frequentemente relatadas incluem entorses, contusões e fraturas. A maioria das lesões esportivas resultará em uma recuperação completa se houver atenção por um médico com título da sociedade brasileira de medicina do exercício e esporte, de forma adequada. No entanto, algumas lesões, como trauma cerebral e concussão (desmaio/ convulsão), podem causar danos mais sérios e as vezes duradouros ao atleta.

As concussões receberam mais atenção da comunidade esportiva nos últimos anos à medida que sua ocorrência aumentou, ou seu diagnostico está sendo melhor comunicado e realizado. Temos diretrizes específicas no Brasil sobre como evitar e se recuperar de contusões relacionadas a esportes por isso pratique sim, mais saiba que estamos aptos para tratar da melhor forma. Traumatismo craniano repetido 9 como ocorre nos portes de luta por exemplo) pode reverter completamente os benefícios da participação esportiva, levando à depressão, redução da função cognitiva e tendências suicidas, portanto esteja ciente.

Asma induzida por exercício é outra condição relatada por muitos atletas. Se você pratica um esporte várias vezes por semana e começa a desenvolver sintomas de asma, é importante prestar atenção e pergunte ao seu médico ou a um especialista em treinamento sobre exercícios respiratórios para praticar sua prevenção. Eles podem ajudá-lo a evitar o desenvolvimento de asma crônica e outros problemas respiratórios que causam falta de ar. Seu médico pode sugerir tomar medicamentos antes do exercício para ajudar a reduzir os sintomas da asma também.

Portanto ... A ideia de ter escrito esses alertas é que o esporte tem muitos benefícios à mente, mas se algo der errado e não for o esperado, não desanime e procure ajuda! Principalmente nos esportes mais competitivos que a cobrança é grande!

As vantagens de participar de esportes são abundantes – desde as vantagens que proporcionam às crianças pequenas, até a comprovada ligação com a saúde mental e a felicidade, e, claro, as endorfinas que desencadeiam tudo isso. Não há escassez de razões para encontrar um esporte para praticar.

Fale com seu médico antes de começar qualquer atividade esportiva. Certifique-se de que seu coração esteja saudável o suficiente para exercícios mais intensos. E divirta-se!

Bons treinos!

 

Sobre a especialista:

Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

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