Jornal Rosa Choque
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Cuiabá - MT, 22-09-2019 às 22:49

Lojas com realidade virtual aumentam compras de e-commerces

Por meio de um celular acoplado aos óculos de realidade virtual, o Ponto de Experiência de Consumo, como é chamado o app, permite que o consumidor veja, por exemplo, as araras de roupas e, ao mirar com os olhos em umapeça, veja sua descrição, cartela de c

Aplicativo desenvolvido pelo SENAI CETIQT pode ser conhecido no Espaço Fashion Lab | Creditos: PixaBay

É fato que os consumidores estão, cada vez mais, preferindo as compras virtuais às físicas. Até 2021, segundo umapesquisa do Google, 67,4 milhões de pessoas farão sua primeira compra pela Internet.
E se ao invés de elas apenas escolherem peças estáticas em uma página de internet pudessem passear virtualmente por uma loja de verdade? Esta é a proposta do ponto de vendas virtual, um aplicativo desenvolvido pelo SENAI CETIQT para ser disponibilizado às empresas, sejam elas e-commerce ou não.

Por meio de um celular acoplado aos óculos de realidade virtual, o Ponto de Experiência de Consumo, como é chamado o app, permite que o consumidor veja, por exemplo, as araras de roupas e, ao mirar com os olhos em umapeça, veja sua descrição, cartela de cores, tamanhos. Ele pode também girar a imagem em 360° para ter uma visão completa da roupa. Gostando, poderá colocá-la em seu carrinho e continuar ‘passeando’ pela loja, repetindo o gesto acada peça que se interessar.

“Com o ponto de vendas em realidade virtual o consumidor sai completamente do lugar que está e entra em outroambiente, ampliando sua experiência de consumo com a marca”, comenta Angélica Coelho, consultora técnica emModa do SENAI CETIQT.

Além de ser usado para vendas, o ponto de vendas virtual pode ser útil também para experimentação virtual, estratégias de visual merchandising e marketing. Angélica Coelho exemplifica: “um novo empresário, que estácomeçando agora e ainda não tem capital para investir em um ponto de vendas físico, ou até mesmo aquele que precisa testar a comunicação de sua loja, pode estudar experiências e o comportamento do consumidor através deste programa”. 

Testar novas experiências e tendências é urgente. De acordo com a pesquisa feita pelo Google, as ações omnichannel, que integram o físico e virtual, terão crescimento ainda maior nos próximos anos, visto que os consumidores multicanais gastam até 40% a mais e são mais fiéis se comparados àqueles que fazem compras apenas em um canal.

Roupas, calçados e beleza são apontados como os nichos de maior crescimento no e-commerce, com índice de 17%ao ano – acima da média, que é de 12,4%. Com diversas aplicabilidades, o aplicativo desenvolvido pelo CETIQT vemauxiliar a indústria a acompanhar esse crescimento. Em um outro aspecto, treinar equipes em pontos diferentes é umdesafio, e por meio do app, será possível assistir à mesma aula em tempo real, como se todos estivessem no mesmoambiente. Outro exemplo seria o desfile de uma nova coleção. Com o programa, uma marca consegue apresentar suas peças para diversos públicos alocados em locais distintos.

“Desenvolvemos propostas modeladas para cada empresa, de acordo com sua necessidade e linguagem próprias, umavez que cada uma delas tem uma forma distinta de se comunicar. O objetivo é ampliar o potencial de cada marca”,destaca a consultora do CETIQT.

E se engana quem pensa que para desfrutar de toda essa experiência virtual é preciso investir em equipamentos específicos. Por ser um app, o programa roda em qualquer smartphone, que pode ser acoplado a um dos diversos modelos de óculos de realidade virtual disponíveis na internet, para montagem caseira, em papelão.

Ponto de Experiência de Consumo está disponível para demonstração no Fashion Lab, o primeiro espaço colaborativo de experimentação tecnológica no setor têxtil, de confecção e moda, situado na unidade Riachuelo do SENAI CETIQT, no Rio de Janeiro.

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