Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 16-06-2019 às 14:33

Exposição "Leonardo Redux" termina sexta (24)

Público poderá visitar até 24 de maio a mostra que celebra Leonardo Da Vinci e desfrutar do legado de um dos maiores gênios renascentistas sob o olhar da arte contemporânea

Os artistas apresentam trabalhos inéditos, inspirados pela técnica, estética, inquietações e espírito investigativo, que influenciou e influencia, ainda hoje, criadores por todo o mundo. | Creditos: PixaBay

Fruto de parceria entre a Galeria Myllery e o Shopping Center 3, a mostra marca os 500 anos da morte deLeonardo Da Vinci (1452-1519) e reúne seis renomados artistas contemporâneos: Blagojco Dimitrov, Georg Vine Boldt, Maurício Mallet, Rogério Martins, Marcos Fajardo e Jorge Padilha.

Os artistas apresentam trabalhos inéditos, inspirados pela técnica, estética, inquietações e espírito investigativo, que influenciou e influencia, ainda hoje, criadores por todo o mundo.

Em Leonardo Redux, o contínuo diálogo entre técnicas do passado e do presente, se faz sentir em meio a obras imersas no espírito idealista e questionador, desafiador e envolvente, como os vôos da mente brilhante de um dos mais notáveis artistas da história.

“Redux”, que dá nome à mostra é um adjetivo que significa "trazido de volta" ou “ressurgido”. Por isso, vale ressaltar que os trabalhos não são releituras de obras de Leonardo Da Vinci, mas resultados da inspiração de cada um desses artistas, afetados pela busca incessante do gênio italiano pela perfeição e originalidade.

 

Saiba Mais sobre Da Vinci (texto de Jorge Padilha)

Nascido em abril de 1452, em Vinci, próximo à Florença, Leonardo faleceu na França em maio de 1519. Leonardo Redux busca homenagear e criar reflexões sobre o artista, inventor, cientista, músico, matemático, engenheiro, arquiteto, geólogo, cartógrafo, botânico, astrônomo, escritor, anatomista, filósofo e humanista, como ponto de partida. O homem do Renascimento buscava alargar os limites do conhecimento através de um ímpeto cientifico e filosófico em paralelo a uma época de descobrimentos que descortinava não apenas os limites físicos do mundo como também da universalidade e inventividade humanas. A isso se deu o nome de Humanismo e Leonardo foi um de seus grandes expoentes. Como artista é o autor (entre outras obras primas) da pintura mais famosa do mundo, a Mona Lisa, mesmo não tendo sido um pintor prolífico.

Muitas de suas pinturas permaneceram inacabadas e uma de suas características era a experimentação em termos de materiais e suportes. A gama de técnicas que experimentou foi vasta: pintura a óleo, aquarela, bico de pena, sanguínea, carvão, ponta de prata, têmpera, fresco etc ( Jorge Padilha).

 

Exposição Leonardo Redux no Shopping Center 3

Realização: Galeria Myllery

Artistas: Blagojco Dimitrov, Georg Vine Boldt, Maurício Mallet, Rogério Martins, Marcos Fajardo e Jorge Padilha

Período: até 24.05.2019, das 10h às 22h

Local: Lounge Piso Jardins

Endereço: Avenida Paulista, 2.064 – São Paulo - SP

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.