Jornal Rosa Choque
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Cuiabá - MT, 16-07-2019 às 07:20

Treinos de esteira melhoraram postura na corrida Outdoor

Na Bio Ritmo, os exercícios também são ofertados em forma de ficha, com treinos independentes, onde os alunos podem completar uma série de até 25 minutos, de forma dinâmica, sem sair do aparelho

De acordo com o professor da Bio Ritmo o segredo para iniciar todo e qualquer treino é ser cauteloso. | Creditos: PixaBay

Na academia, muitas vezes, as esteiras são aparelhos temidos ou amados pelos alunos. Isso porque existem aqueles adoram o sentimento intenso da corrida e do aquecimento, e outros que enxergam a atividade como algo tedioso. Mas, pensando que essepode ser um exercício muito eficiente para saúde, novas formas de praticá-lo têm sido pensadas pelos educadores físicos para quetodos se sintam à vontade em realizar, e hoje, já se tornaram até treinos, conhecidos como HIIT.

Na Bio Ritmo, por exemplo, a rede implementou fichas que contém exercícios para serem feitos nas esteiras de 10, 15 e 25 minutos, com níveis de dificuldade de 1 a 5. Didática, a ficha tem o objetivo de orientar o praticante quanto à velocidade, distânciae intensidade, mas deve ser indicada pelo professor que fará uma análise do objetivo e condições físicas do aluno, além deacompanhá-lo.

“Atualmente, corridas utilizando a esteira estão em alta por conta de corridas de rua e profissionais especializados nesse meio.Além disso, temos a questão da ansiedade, onde as pessoas identificaram a atividade como algo que pode minimizar os impactos do distúrbio emocional, e a busca pela perda peso, pois como sabemos o cardio é um dos caminhos para esse objetivo. Contudo,em todos os casos, com a corrida é possível melhorar a capacidade respiratória, condicionamento físico, reduzir os riscos dedoenças, e, também, alguns exercícios educativos na esteira permitem que o participante melhore a postura durante a corrida derua, algo importante para o desempenho da atividade”, diz Jonas Rusinas, professor da Bio Ritmo.

Outra dica sugerida por Rusinas para evitar problemas e aumentar a capacidade do aluno no treino é trabalhar com um corpo "multidisciplinar". A expressão significa que a pessoa será acompanhada por diferentes especialistas, como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, entre outros. Assim, é possível evitar surpresas e lesões ao longo do trabalho.

Mais um ponto importante levantado pelo educador físico é que sempre vão existir os alunos que querem fazer só musculação ou só cardio, mas a recomendação é unir os dois métodos de treinamento. “Assim como na musculação, vários estudos e análises jácomprovaram que realizar treinos de corrida, mais intensos, todos os dias, é prejudicial ao corpo, pois precisamos de um tempo derecuperação! Imagina se você tem uma Ferrari e anda com ela todos os dias, no limite e sem manutenção - que no caso da corrida, seria o descanso - em algum momento ela irá começar a mostrar sinais de desgaste e prejuízos com mais rapidez, sendo quepoderíamos ter evitado tudo isso, e esses prejuízos podem ser irreversíveis. Por isso, ainda que exista uma preferência por parte do praticante é importante seguir as recomendações de treinos intercalados do professor”, ressalta Rusinas.

De acordo com o professor da Bio Ritmo o segredo para iniciar todo e qualquer treino é ser cauteloso. “As novidades servem não só para incentivarem os alunos a continuarem investindo em qualidade de vida, mas também para que os alunos cheguem aos resultados de forma saudável”, finaliza.

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