Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 19-05-2019 às 02:29

Arquitetos sugerem alternativas para cúpula da Notre Dame

O concurso para a reconstrução da cúpula da catedral apresenta ideias variadas, criativas e modernas

O incêndio que alastrou a catedral de Notre Dame no último dia 15 mobilizou forças internacionais em prol da sua reconstrução, tendo sido proposto um concurso para recriação de sua cúpula. | Creditos: Alexander Nerovnya/CASACOR

O incêndio que alastrou a catedral de Notre Dame no último dia 15 mobilizou forças internacionais em prol da sua reconstrução, tendo sido proposto um concurso para recriação de sua cúpula.

“Mais bonita do que antes” é a meta que o presidente francês Emmanuel Macron estipulou para a reconstrução. Para isso, diversos arquitetos apresentaram ideias criativas e modernas para o teto do histórico prédio gótico. Confira o que vem sendo pensado em alguns projetos 3D.

O arquiteto russo Alexander Nerovnya divulgou imagens do que pensou para o projeto. A ideia é estruturar um teto de vidro, que traz ares modernos à construção do século XII. Defronte aos comentários sobre a descaracterização do prédio, Alexander comentou “A Notre Dame nunca mais será a mesma, não importa quão bem seja restaurada. Então por que não usamos todo nosso conhecimento e tecnologia de arquitetura para torná-la melhor?”.

O ambientalismo foi a preocupação central no projeto do Studio NAB. Propondo a criação de uma estufa na cúpula da catedral, a ideia torna possível que a construção tome parte ativa nos problemas da sociedade atual. O design se propõe a ser “ancorado em seu tempo, com a visão no futuro e representativo dos obstáculos do nosso tempo”.

O ateliê Vizum não poupou esforços para elaborar uma solução ousada para a Notre Dame. O projeto consiste em uma torre que contém em seu topo um feixe de luz que vai de encontro ao céu. “No gótico, as construções tentavam tocar o céu, Le Duc tentou até mesmo no século XIX e chegou perto. Agora é possível fazer acontecer”.

Com base em São Paulo, o AJ6 Studio propõe que a restauração seja feita com vitrais. “Apenas um elemento foi usado: vitral. Nenhum recurso arquitetônico, nenhuma intervenção de elementos e redesign, sem ego e sem aspirações artísticas. Apenas uma proposta religiosa!”, declararam no Instragram.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.

Jose Renato Bertoldi . 07-05-2019 20:04hs

Agora é o momento para repensar a reconstrução da Notre Dame com ideias, soluções criativas e materiais atuais. Isso é o melhor que pode ser feito pois, o impacto que causará a união do antigo com o contemporâneo, numa cidade como Paris, só tente a deixar tudo ainda mais bonito, fascinante e único! Passado e futuro arquitetônico em plena harmonia e beleza. O turismo também agradece!