Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 19-05-2019 às 02:28

Quatro receitas com chocolate sem excessos

Nutricionista indica sobremesas saborosas que ajudam a manter a dieta

Mousse de chocolate | Creditos: Divulgação

Com escolhas corretas, é possível aproveitar o chocolate sem culpa. “Dentro dos padrões nutricionais, o cacau é um alimento muito bem-vindo, pois é fonte de magnésio, manganês, potássio, ferro, cobre e vitaminas B e E. Em sua composição ainda encontramos antioxidantes que protegem os tecidos contra radicais livres e retardam o envelhecimento. Recomendo os chocolates com 70% ou mais de cacau, na maioria, quanto mais cacau menos gordura. Faça opções pelos mais naturais possíveis, nesse caso o menos é mais, menos açúcar, menos gordura e assim quanto mais natural a fórmula do alimento, mais saudável ele é”, explica Ione Leandro, nutricionistas da ONODERA Estética.

 

Ione separou algumas receitas. Confira:

Mousse de chocolate

Ingredientes:

- 200g de chocolate 70% cacau

- 200g de creme de leite light

- 1 envelope de gelatina sem sabor

- 150g de cacau em pó

- 4 claras de ovo

 

Modo de preparo: Coloque o chocolate em banho-maria até que fique na consistência de uma calda e adicione o creme de leite. Em outra panela, dissolva a gelatina com duas colheres (sopa) de água. Misture o chocolate, o cacau em pó e a gelatina. Bata as claras em neve e acrescente na massa. Coloque na geladeira.

Rendimento: 4 porções

Valor calórico: 160 kcal/porção

 

Creme de alfarroba

Ingredientes:

1 barra de 50 gramas de alfarroba

2 colheres (chá) de farelo de aveia

1 xícara (chá) de leite desnatado

1 colher (chá) de amido de milho

2 colheres de sopa de amêndoas em laminas

3 colheres (chá) de açúcar mascavo ou demerara

 

Modo de preparo: Derreta a barra de alfarroba colocando-a em uma panela, leve ao fogo e mexa sem parar, quando derreter acrescente o leite, o açúcar, a aveia e o amido por último e continue mexendo, quando engrossar pode apagar o fogo, esfrie, coloque na geladeira e sirva gelado, com lâminas de amêndoas.

Rendimento: 2 porções

Valor calórico: 140 kcal/porção

 

Brigadeiro 

Ingredientes:

1 colher de sopa de cacau em pó

2 colheres de sopa de requeijão zero

1 colher de sopa do ovo de páscoa

1 a 3 colheres de sopa de desnatado em pó ou líquido

 

Modo de preparo: Misture o cacau, requeijão e chocolate. Coloque no microondas por 20 a 30 segundos. Se preferir mais grosso, coloque leite em pó, se preferir mais fino (tipo calda) coloque leite líquido. 

Rendimento: 1 porção

Valor calórico: 140 kcal

 

Brownie

Ingredientes:

1 xícara (chá) de manteiga

1 1/2 xícara (chá) de açúcar

4 ovos

150 g de chocolate meio amargo picado

1 xícara (chá) de farinha de arroz

2 colheres (café) de bicarbonato

1 xícara (chá) de nozes ou castanha-do-pará picada

Manteiga e cacau em pó para untar

Cobertura:

300 g de chocolate meio amargo picado

1/2 xícara (chá) de água quente

 

Modo de preparo: Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar. Junte os ovos um a um e misture bem. Derreta o chocolate em banho maria e acrescente à mistura, junte a farinha de trigo, o bicarbonato e as nozes. Coloque em umaforma untada com a manteiga e polvilhe com o chocolate. Leve no forno preaquecido médio por 30 minutos. Para a cobertura, pique o chocolate meio amargo e derreta no fogo em banho maria. Quando estiver completamente derretido, junte a água quente e misture bem. Cubra o brownie.                                                                

Rendimento: 25 unidades    

Valor calórico: 280 kcal/porção

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.