Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 23-05-2019 às 14:55

‘Pauliceia Melindrosa’ retrata São Paulo em 1920

Resultado de uma vasta pesquisa em anúncios e artigos de jornais da historiadora Ebe Reale, a publicação traz uma análise do período histórico da cidade de São Paulo

Lançamento do Livro - "Pauliceia Melindrosa" | Creditos: Divulgação

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, lança no dia 11 de maio, sábado, das 14h às 18h, o livro ‘Pauliceia Melindrosa’, de autoria da historiadora Ebe Reale. A obra, editada pela DBA Editora, é o resultado de uma vasta pesquisa em anúncios e artigos de jornais de época em que a profissional buscou um fiel retrato da vida paulistana na década de 1920. A entrada é gratuita.

A publicação, rica em imagens, conta com o prefácio escrito por José Renato Nalini, presidente da Academia Paulistade Letras, e traz uma análise do período histórico, bem como uma série de informações que são desconhecidas do grande público, detectadas nas notícias e anúncios de jornais pelo olhar da autora. “A preservação da memória deuma sociedade não significa atrelá-la ao passado, mas tem o intuito principal de conservar sua identidade”, comenta Ebe.

As principais localidades da cidade de São Paulo, a população (que quase dobrou em uma década - pulou de 526 mil em 1919 para 847 mil em 1929), os meios de transporte e os primeiros automóveis, a educação e suas escolas, a saúde pública e os hospitais, os meios de comunicação, do jornal ao rádio, além da vida comercial da metrópole, aparecem descritos com detalhes e poderão auxiliar estudantes, pesquisadores, acadêmicos e curiosos aprofundando o conhecimento histórico da metrópole.

“O livro é uma documentação rica, que se insere na reflexão que faz o Museu da Casa Brasileira sobre as questões e hábitos urbanos que direcionaram a construção da cidade para o seu desenho atual”, finaliza Miriam Lerner, diretora geral do MCB.

 
Sobre Ebe Reale

Filha de Miguel Reale, um dos mais importantes juristas brasileiros, Ebe Reale é uma historiadora de renome com vasta contribuição para a história de São Paulo. Membro titular da cadeira de nº 40 da Academia Paulista deHistória, é autora de mais de dez livros, entre eles, Brás, Pinheiros e Jardins, três bairros, três mundos (1982),Menotti Del Picchia (1988), Faculdade de Direito do Largo São Francisco (1997) e Colégio Dante Alighieri (2010). Foi professora da FAAP, do Instituto de Ensino Superior Castro Alves e da Universidade Gama Filho. É atual presidente da Fundação Nuce e Miguel Reale.

 

Serviço:

Lançamento do Livro - "Pauliceia Melindrosa"
Data: Dia 11 de maio, das 14h às 18h
Entrada Gratuita
Endereço: Museu da Casa Brasileira // Av. Faria Lima, 2705
Informações: Tel.: (11) 3032-3727

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.

Inês B. Souza . 13-05-2019 15:10hs

Não encontro informações sobre onde comprar esse livro. Vocês sabem me informar? Obrigada.