Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 19-08-2019 às 06:33

Exposições da Japan House destacam o fazer manual no Japão contemporâneo

O centro cultural inaugura em abril duas novas exposições: Fluidez e JAPÃO 47 ARTESÃOS – que ressignificam a tradição japonesa através da tecnologia

Água, luz e música são os principais elementos que dão vida a Fluidez | Creditos: WOW/D&DEPARTMENT PROJECT/CASACOR

A Japan House de São Paulo apresenta em abril duas novas exposições: Fluidez e JAPÃO 47 ARTESÃOS – que e destacam a tradição do fazer manual e as novas possibilidades da tecnologia.

Água, luz e música são os principais elementos que dão vida a Fluidez, mostra que ocupa o térreo da Japan House São Paulo. A instalação inédita é do estúdio de design visual WOW, que possui extensa atuação no campo do design visual e se apresenta pela primeira vez na América do Sul, confirmando o objetivo da Japan House São Paulo de apresentar vertentes
contemporâneas do Japão.

O projeto, desenvolvido exclusivamente para o local, tem como ponto de partida o movimento dos líquidos e de pequenas partículas, que se assemelham à dinâmicas de elementos vivos. O resultado é um ambiente mágico formado por nove pilares de água e partículas metalizadas, com capacidade de 500 litros cada, que a partir de uma ampla sincronia entre movimento, música e luzes coloridas, cria um fluxo orgânico com intensa energia e vitalidade.

Com curadoria do designer japonês Kenmei Nagaoka, do D&DEPARTMENT PROJECT, a exposição JAPÃO 47 ARTESÃOS apresenta peças que contam a história das 47 províncias japonesas. Entre tradição e inovação, a nova mostra criativo de 47 artesãos contemporâneos, que ressignificam técnicas milenares do Japão.

Localizada no segundo andar do centro cultural, a exposição traça um amplo panorama do fazer manual no Japão atual, com itens que revelam histórias e características individuais das províncias e se utilizam de designs típicos, inclusive para subvertê-los. A primeira vista, os itens podem parecer distantes da regionalidade típica, porém, o ponto de partida para esses artesãos em suas criações são, muitas vezes, as memórias de sua terra natal, os materiais e as técnicas herdadas nos muitos séculos de saber.

 

Serviço

JAPÃO 47 ARTESÃOS

Até 17 de julho de 2019

 

FLUIDEZ

Até 04 de agosto de 2019

 

JAPAN HOUSE São Paulo

Avenida Paulista, 52

Horário de funcionamento:

Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h

Domingos e feriados: das 10h às 18h

Entrada gratuita

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.