Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 19-08-2019 às 06:42

Não consegui a vaga de emprego. O que devo fazer agora?

Retorno negativo não é motivo para desanimar

É muito importante entender que todo processo seletivo possui algumas etapas. | Creditos: PixaBay

Antes de falarmos o que fazer quando se recebe uma negativa durante uma entrevista de emprego, é muito importante entender que todo processo seletivo possui algumas etapas:

1 - Começa com a divulgação da vaga
2 - Passa  pela análise dos currículos até o chamamento para entrevistas e dinâmicas.
3 - O recrutador elabora um parecer e encaminha para o cliente final (o dono da vaga).
4 - Se aprovado em todas as etapas, acontece a entrevista na empresa

Se depois dessa maratona toda estiver tudo certo e a empresa te aprovar, acontece a contratação. Porém nem todos serão chamados...

 

Retorno negativo não é motivo para desanimar

Quando o candidato não é aprovado no processo seletivo, não pode desanimar e saber que não foi nada pessoal. Se o  não foi aprovado é porque, em algum momento deste processo, ele não atendeu alguma expectativa:

"Não significa que ele seja mau candidato ou profissional desqualificado. Foi o perfil que não estava adequado para aquela vaga específica e outra pessoa tinha algo a mais. Como existe uma vaga para diversos candidatos, apenas um pode ser selecionado.  Da mesma maneira que, em um outro momento, o perfil que não venceu o processo seletivo em uma empresa X pode ser o mais qualificado para a empresa Y. Tudo depende do perfil da vaga, do cliente e da empresa" explica Halisson Fermino, analista de recrutamento da RH NOSSA.

Quando receber um retorno negativo, é importante melhorar o currículo, postura para outras oportunidades mantendo atualizado o seu currículo e buscando outras oportunidades em outras empresas. Candidato bom vai ser chamado, mais cedo ou mais tarde:

"Outras oportunidades surgirão. O próprio recrutador vai lembrar dos bons candidatos e indicar o currículo da pessoa" completa Halisson.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.