Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 19-05-2019 às 02:21

Viva o momento de contar histórias para os seus filhos

É preciso saber escolher o que será lido, quais sensações serão transmitidas e que tipo de ensinamento será transmitido para os pequenos

A autora Johanna S. P. Ferreira escreveu a obra “Os Rios da Vida”, onde procura explicar para os seus filhos uma série de acontecimentos históricos. | Creditos: PixaBay

Para as crianças, os pais lerem para elas é momento muito esperado, é uma hora onde os laços afetivos se fortalecem e a correria do dia a dia fica em segundo plano. É um encontro de aprendizado e proximidade que apenas as histórias podem proporcionar. Porém, é preciso saber escolher o que será lido para eles, quais sensações serão transmitidas e que tipo de ensinamento será transmitido para os pequenos.

Foi pensando nisso que a autora Johanna S. P. Ferreira escreveu a obra “Os Rios da Vida”, onde procura explicar para os seus filhos uma série de acontecimentos históricos. Uma sequência de perguntas e respostas numa tentativa de lhes mostrar como é a visão de uma mãe sobre o mundo e trazer uma reflexão mais humana e empática sobre erros e acertos das civilizações passadas.

Segundo a edição de 2018 do Indicador de Analfabetismo Funcional, realizada pelo Ibope, revela que, grande parte da população sabe ler, mas não é capaz de analisar, comparar e interpretar aquilo que está sendo lido. Então, esse momento de ler e contar histórias para os filhos tem a capacidade de transformar um futuro, criar leitores e críticos em potencial e o principalmente: um ser humano muito mais humanizado e adepto a todas as diversidades culturais existentes.

“– As coisas na vida mudam muito? – quis entender Pedro.

– Sim, muito! Ter flexibilidade com a impermanência das coisas faz parte da vida e é importante conseguir viver com elas. [...] Voou tentar, então, passar a vocês a forma como eu vejo e sinto como tudo aconteceu, e daí vocês podem continuar suas pesquisas como eu fiz, pois hoje o mundo ficou maravilhoso com tanta informação disponível. [...] Tantos recursos para aprender mais e ir atrás do que vocês desejam saber – e, acima de tudo, de tentarem se conhecer.”

 

Sobre a autora:

Johanna S. P. Ferreira mora em São Paulo, Brasil, com seu marido, sua filha e seu filho. Ela se formou em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.