Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 23-05-2019 às 15:13

Educadora, política e voluntária, três exemplos de mulheres

Esmeralda Gomes de Carvalho, Estevina do Couto Abalém e Eugênia Pereira de Mello mulheres que fazem parte do tricentenário de Cuiabá.

Esmeralda Gomes de Carvalho, Estevina do Couto Abalém e Eugênia Pereira de Mello | Creditos: Divulgação/arquivo Projeto 300 Mulheres

Nesta edição mais três  representantes da Mostra Cultural: 300 Mulheres - Letras, História e Equidade, projeto da Academia Mato-grossense de Letras, coordenado pela juíza Amini Haddad, membro da cadeira 39. Esmeralda Gomes de Carvalho, Estevina do Couto Abalém e Eugênia Pereira de Mello. Uma homenagem a educação,ao pioneirismo da mulher na política e ao voluntariado feminino.

AML.ESMERALDA GOMES DE CARVALHO

Nasceu e faleceu em Cuiabá(14/09/1926 -23/08/1994). Estudou no tradicional Liceu Cuiabano, onde despontou e desenvolveu o magistério e atividades à educação. Aos 21 anos, foi convidada,pelo governador, para lecionar no então Distrito de Barra do Garças.Aceitou de forma destemida. Por sua dedicação, alçou o posto de Diretora (única escolada localidade).Aposentada, dava aulas particulares, inclusive de alfabetização de adultos. Sua ação corajosa, no período retratado (dificuldade de acesso), auxiliou no desenvolvimento da comunidade, e simbolizou a possibilidade (única) de formação educacional para muitos.

(Informações: Dados Escola Professora Esmeralda Gomes de Carvalho – Barra do Garças, MT).

ESTEVINA DO COUTO ABALÉM

Foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Cuiabá (Eleita no ano de 1951).Teve forteparticipaçãonas Comissões de Finanças, Justiça e Legislação. Em 1952, alçou o posto de primeira secretária, desempenhando importante papel nas comissões instituídas.Foi vice-presidente da Câmara Municipal, nos anos de 1953 e 1954. Seu trabalho, como legisladora municipal, é marcado pela seriedade e luta por direitos básicos dos cidadãos cuiabanos. Autora de inúmeros projetos que beneficiaram a sociedade (saneamento, educação e saúde). Em 1959, tomou posse, pela última vez,na qualidade desuplente.

(Informações: Revista História de Nossa Gente.Foto do acervo pessoal de Francisco Chagas Rocha).

EUGÊNIA PEREIRA DE MELLO

Nasceu em 05/06/1898, nas proximidades da Figueirinha, atual bairro Parque Cuiabá.Faleceu em 01/06/1986. Casou-se em 07 de setembro de 1915 com Frederico Fernandes de Mello.Juntos tiveram 07 filhos, os quais atuaram de forma significativa em favor da comunidade.Foi uma das primeiras moradoras do bairro edesempenhou importantefunção de benzedeira, cuidando da saúde dos moradores da localidade durante décadas.Ofertou cuidados às crianças do bairro de forma gratuita e voluntária,a fim de viabilizar que suas mães trabalhassem. Por sua atuação, desprendimento e por facilitar a vida de inúmeras famílias,foi eleita patrona da escola EMEB Eugênia Pereira de Mello, que começou a funcionar em 1984. (Informações:Prefeitura Municipal de Cuiabá – Projeto Político Pedagógico)

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.