Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 23-05-2019 às 15:32

Raquel Potí oferece oficina de perna de pau no MAM

Ela ocupa os Jardins do MAM a partir do dia 27 de abril para ensinar pessoas a praticarem a modalidade

A oficina acontece a partir do dia 27 de abril, das 14h às 16h e 11h às 13h, nos Jardins do MAM. | Creditos: Felipe Cascardo

Raquel Potí é conhecida por circular com mais de dois metros e meio de altura pelo Carnaval do Rio. Em cima das pernasde pau, ela encanta por onde passa, com seu carisma e poesia. Com a grande procura pela modalidade, a atriz e produtoraoferecerá um curso para quem quer aprender e praticar a arte de andar sobre pernas de pau. A oficina acontece a partir do dia 27 de abril, das 14h às 16h e 11h às 13h, nos Jardins do MAM. Serão nove sábados, ao total, no valor de R$450.

“A metodologia da oficina de perna de pau é resultado da pesquisa que dura mais de dez anos pelos cinco continentes, em ferramentas sociais para o desenvolvimento humano desenvolvidas em comunidades intencionais, coletivos, entre outros.  Na oficina criamos espaço seguro para aprofundar relações, investigar sentimentos, celebrar potências, reconhecer dons e talentos, também  temos como propósito o fortalecimento de comunidades", afirma Raquel Potí, que ressalta que o pacote inclui brincadeiras, criação de um espaço de diálogo, experimentação e confiança, investigação de possibilidades com aspernas de pau e fomento da ocupação de espaços públicos com arte.

As oficinas acontecerão nos dias 27 de abril; 04, 18 e 25 de maio; 01, 08, 15 (aula especial na praia) e 29 de junho; e 06de julho. 

“Vamos fazer o primeiro módulo do ano focando nos festejos juninos, com participações em shows do Monobloco, comandado pelo cantor e compositor Pedro Luís que trás um dos repertórios mais animados da cidade, e no arraiá do Bloco da Terreirada Cearense, que é fruto da festa do cantor e compositor Junu, que busca trazer ao público os ritmos e referências musicais tradicionais do Ceará”, completa Potí. 

A classificação da oficina é de 06 a 200 anos e as vagas são limitadas. Todo o material utilizado durante as aulas (pernasde pau, meias e joelheiras) é oferecido pela produção. 

 

Raquel Potí

Potí é atriz, educadora, perna de pau, produtora, acrobata, brincante, artesã e empresária. Caiçara, nascida numa vila depescadores em Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, aos quatro anos de idade assistiu a Folia de Reis passar na travessa onde morava e lembra que foi nesse momento que despertou seu encantamento pela arte popular.

O amor pela cultura e arte faz dela presença garantida nos incontáveis dias de carnaval do Rio de Janeiro. Ela é responsável pelas alas de perna de pau dos blocos: Cordão do Boitatá, Carmelitas, Monobloco, Terreirada Cearense, Amigos da Onça, Virtual, Quizomba. Integra as comissões de frente dos Blocos Cacique de Ramos, Orquestra Voadora, Vem Cá Minha Flor, tendo marcado presença em mais de 20 ativações no carnaval, entre blocos, performances e ainda foi mestrede cerimônias na Casa Bloco. Nesse período, como modelo na perna de pau, lançou junto à revista Ela do Jornal O Globo, o editorial de moda com styling de Felipe Veloso. 

Realizou trabalhos de propagação da cultura popular brasileira na Ásia (Índia, Indonésia e Malásia). Sobre pernas de pau, com a performance "Subir na Vida Para Quê?", viajou por praças brasileiras em quase todos os estados  e por vários países da Europa (Itália, França, Espanha, Portugal e Áustria). Também realizou ações institucionais para o Comitê Olímpico Rio 2016, Consulado Britânico e CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil. Recebeu o Prêmio Serpentina de Ouro, do Jornal O Globo, na categoria "Destaque do Carnaval", na categoria "Melhor Fantasia" pelo Bloco da Terreirada Cearense e como bloco homenageado com o Pérola da Guanabara. Também foi premiada como melhor atriz do Festival de Teatro deGuananésia. 

Desenvolve diversos projetos relacionados a cultura popular; oferece oficinas de perna de pau para adultos e crianças em vários estados e, no Rio de Janeiro, é uma das maiores responsáveis pela democratização do acesso a esse brinquedo antigo. Atualmente é co-criadora no coletivo Barracão Centelha, que teve como grande inspiração as Companhias Carroçade Mamulengos, Têm Sim Sinhô, a Grande Cia. Brasileira de Mystérios e Novidades e o Grupo Tá na Rua. Integra a bandade forró formada por 4 mulheres “Flor de Manacá” e a CHAP - Companhia Horizontal de Arte Pública. É gestora da sua própria empresa de eventos. 

 

Serviço:

Oficina Perna de Pau com Raquel Potí 

SÁBADOS

JARDINS DO MAM - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, Rio de Janeiro

Abril: 27

Maio: 04, 18 e 25

Junho: 01, 08, 15 (aula especial na praia) e 29

Julho: 06

Horário: 14h às 16h ou 11h às 13h

Valores: Pacote promocional – 09 encontros – R$ 450 – Pagamento à vista com desconto

Inscrições aqui

Vagas Limitadas. 

Classificação: 06 a 200 anos

Informações: Em caso de chuva, a aula será  no pilotis do MAM.

Todo Material Incluso Durante a Oficina: Pernas de Pau, Meias e Joelheiras.

DÚVIDAS: (21) 995326609 - oficinas.raquelpoti@gmail.com

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.