Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 25-04-2019 às 04:07

Descubra como harmonizar pratos da páscoa com cerveja

O beer sommelier da cervejaria Berggren, Robson Vergillio, listou algumas dicas para aproveitar a data brindando

Conheça os segredos da harmonização! | Creditos: PixaBay

No dia 21 de abril acontece a Páscoa, que para os cristãos, simboliza a ressureição de Cristo três dias após a sua morte na cruz e por isso é considerada um fundamento da fé cristã. A data também é conhecida pelos pratos típicos que são servidos durante o período como frutos do mar e os tradicionais ovos de páscoa. Muita gente não sabe, mas a cerveja pode ser uma ótima opção de bebida para ser apreciada junto com um bacalhau ou até mesmo com chocolate. Pensando nisso, o beer sommelier da Berggren,Robson Vergillio, listou algumas dicas de harmonização para quem quer aproveitar a data brindando:

 

- Bacalhau

Praticamente unanimidade quanto o assunto é pratos típicos da páscoa, o pescado branco com baixo teor calórico costuma ser uma opção leve e de sabor delicado, portanto na hora de escolher a cerveja o estilo mais indicado precisa ser leve e não sobrepor o gosto do bacalhau, como é o caso das Witbier. De coloração amarelo palha, apresenta leve turbidez e boa formação de espuma. Além da semente de coentro, possui raspas da casca de laranja e limão, ingredientes que conferem um toque de criticidade à cerveja.

 

- Camarão

Muita gente costuma consumir o fruto do mar nesse período, tanto que existem diversas versões de pratos para diferentes tipos de paladar. O mais indicado é que seja uma cerveja mais leve, cujo sabor esteja em equilíbrio com o camarão, então uma Weissbier pode ser uma boa pedida De coloração alaranjada, possui boa formação e persistência de espuma. Como ela não passa pelo processo de filtração, parte das leveduras permanecem na garrafa conferindo aspecto turvo à cerveja. No aroma apresenta notas delicadas de cravo e banana, típicas do estilo, e no sabor um perfeito equilíbrio entre os ingredientes.

 

- Peixe

Para os cristãos, o peixe costuma ser o principal alimento na Sexta Feira da Paixão, pois consideram uma homenagem ao episódio da crucificação de Cristo. Existem diversas opções que podem ser saboreadas na data como Salmão, Tilápia e Linguado. Ricos em propriedades nutricionais, são opções leves e que harmoniza com uma American Pale Ale. De coloração acobreada e com boa formação e retenção de espuma, no aroma o lúpulo surge em primeiro plano trazendo notas cítricas e, no sabor, o amargor é equilibrado pelo dulçor do malte. De corpo médio e final levemente seco, é uma cerveja com alta drinkability e a melhor opção para quem quer sair do óbvio.

 

- Chocolate

O doce costuma agradar tanto as crianças que aguardam ansiosamente os ovos de páscoa como os adultos que buscam cada vez mais opções mais elaboradas. Para quem acha a combinação inusitada, existem cervejas perfeitas para serem consumidas tanto com o chocolate tradicional como sobremesas que são feitas com ele. A Porter é uma delas, sendo uma cerveja de coloração escura, com espuma densa e cremosa. Apresenta ampla variação de aromas torrados, permeando entre café, chocolate até o biscoito e o toffe, com sabor e amargor equilibrado entre os lúpulos e maltes torrados presentes na receita.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.