Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 22-07-2019 às 22:35

Como agir em casos de convulsão?

Após recuperação de uma crise convulsiva, a pessoa deve ser levada a um serviço médico especializado

Mantenha a pessoa deitada de lado para não se engasgar com a própria saliva ou com o vômito. | Creditos: PixaBay

A crise convulsiva é um transtorno neurológico causado pelo aumento excessivo da atividade elétrica em uma região do cérebro. Ficar muito tempo semdormir, passar por um período de estresse e consumir álcool em excesso e fazer uso de drogas são alguns fatores de risco para convulsão. Se as crises forem recorrentes, o quadro podeconfigurar epilepsia. 

De acordo com Alex Machado Baeta, neurologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, a crise convulsiva pode apresentar sintomas variados relacionados às atividades motoras, sensitivas e com alterações da consciência. "Nos casos em que há perda da consciência, com queda ao solo, em que o rosto ganha uma cor mais azulada e os músculos ficam contraídos e estendidos, com contrações rítmicas e repetitivas, é importante saber como agir com a pessoa emconvulsão", alerta o especialista.   

O neurologista lista os procedimentos de primeiros socorros para serem aplicados em casos decrise convulsiva:

  • Não tentar impedir a crise.
     
  • Não dar medicamento para que a pessoa não se engasgue.
     
  • Não introduzir objetos na boca da pessoa.
     
  • Se a pessoa estiver no chão, retirar os objetos em volta para não correr o risco de ela se machucar.
     
  • Manter a pessoa deitada de lado para não se engasgar com a própria saliva ou com o vômito.
     
  • Afrouxar as roupas da pessoa.
     

"Quando a crise passar e a pessoa já tiver retomado a consciência e os músculos não estiveremmais se contraindo, ela deve ser levada a um serviço de saúde com infraestrutura integrada para esclarecer a causa da convulsão e estabelecer o melhor tratamento", completa o neurologista. 

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.