Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 21-07-2019 às 13:35

A escolha de ingredientes para produzir alimentos saudáveis

Estudo revela ainda que 83% dos entrevistados aceitam pagar mais caro para obter alimentos com características saudáveis

Pesquisa aponta que 22% optam por comprar alimentos naturais sem conservantes e 44% preferem produtos sem corantes artificiais. | Creditos: PixaBay

Conquistar os consumidores é o grande desafio da indústria alimentícia brasileira, principalmente neste momento em que asociedade caminha cada vez mais rumo ao consumo de alimentos naturais, orgânicos e veganos. Segundo pesquisa daEuromonitor Internacional, divulgada no ano passado, o Brasil já ocupa a quinta colocação mundial no ranking de vendas de alimentos e bebidas saudáveis. O estudo revela ainda que 83% dos entrevistados aceitam pagar mais caro para obter alimentoscom essas características, enquanto 22% optam por comprar alimentos naturais sem conservantes e 44% preferem produtos sem corantes artificiais.

Estes dados ressaltam que este setor da indústria deve, mais do que nunca, apostar no desenvolvimento de produtos saudáveisou ao menos promover a adaptação das linhas de produtos já existentes. Para isso, é necessário que recorram ao uso deingredientes menos processados, portanto, com mais vitaminas e minerais.

Para substituir o açúcar refinado, um dos grandes vilões nesse sentido, há a possibilidade de usar o Biofrutose, um açúcar mascavo líquido proveniente do manejo orgânico, lançado recentemente pela Concepta Ingredients - unidade de negócios do Grupo Sabará especializada em soluções naturais e tecnológicas para as indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal e farmacêutica veterinária.

Livre de qualquer tipo de aditivo e agrotóxico, o Biofrutose é considerado um açúcar integral, por não ser submetido ao processo convencional de refinamento. O produto, além de contar com a presença natural de polifenóis e fitoesteróis, ajuda a preservar os minerais naturais da cana, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e ferro. Para o consumidor final, o resultado na doçura é semelhante, mas com toque frutado, porém, é orgânico, livre de agrotóxicos e menos submetido a processos químicos. 

Ao substituir os ingredientes de seus produtos alimentícios por opções mais naturais e menos processadas, é essencial que aindústria tenha também uma outra preocupação: manter o sabor dos produtos finais. Isso porque um levantamento divulgado pelaFederação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) indica que na hora de escolher entre um alimento mais saudável e outro com melhor sabor, 61% dos respondentes admitiram preferir os mais saborosos. E, para somar, o índice de brasileiros que consideram a comida saudável muito sem gosto também é significativo, de 52% em 2017.

Outro fator importante que pode ajudar a indústria alimentícia nessa jornada é a busca por ingredientes que apresentem maior facilidade de manipulação e aproveitamento. Nesse sentido, mais uma vez, o Biofrutose é um aliado, pois além de ser capaz deconservar as características naturais da cana-de-açúcar e garantir a manutenção do sabor nos produtos finais, traz a vantagemde ser uma opção líquida. Isso representa uma maior facilidade de manipulação e aproveitamento, visto que não absorve aumidade do ambiente e não empedra durante o armazenamento como ocorre com frequência na versão seca, que precisa ser processada em moinhos e outros equipamentos.

Sem dúvidas, a alimentação saudável é uma tendência que veio para ficar e este setor da indústria está de olho nesse cenário e em busca de ingredientes que colaborem para essa grande transformação.

 

* Lilia Kawazoe é gerente comercial da Concepta Ingredients, unidade de negócio do Grupo Sabará que se dedica aodesenvolvimento de soluções naturais e tecnológicas, com foco nas indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal e farmacêutica veterinária.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.