Jornal Rosa Choque
Publicidade

Cuiabá - MT, 25-04-2019 às 04:16

Escreva como uma garota

A representação feminina na literatura jovem

Apresentar para as adolescentes uma outra versão de história com mulheres fortes e independentes é de extrema importância para ajudar na construção do empoderamento. | Creditos: PixaBay

Em muitos romances da literatura jovem, as personagens femininas costumam ser frágeis e dependentes dos “mocinhos” para conquistarem algo, atribuir este estereótipo pode acarretar na manutenção da desigualdade entre os gêneros.

Apresentar para as adolescentes uma outra versão de história com mulheres fortes e independentes é de extrema importância para ajudar na construção do empoderamento.

Fugindo destes padrões impostos ao gênero feminino, muitas autoras criaram protagonistas femininas inesquecíveis e que sabem se proteger sem depender do auxílio de ninguém. Uma delas é a Ana Beatriz Brandão que em Sob a Luz da Escuridão, publicado pela Verus Editora, apresenta Lollipop, uma jovem destemida e que precisa lutar pela própria sobrevivência ao lado de sua melhor amiga em um mundo pós-apocalíptico, lugar onde não existe medo ou qualquer sinal de empatia e compaixão. É “cada um por si” tentando sobreviver em meio ao caos.

A autora ajuda a desfazer o estereótipo de mulher frágil e com a função apenas de se apaixonar para embasar as atitudes heroicas do sexo masculino. Vê a oportunidade de deixar personagens fortes para as jovens, futuras mulheres, se espelharem e fazerem diferente, na vida real ou mesmo na literatura.

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.